Céu de brigadeiro
Vilmar Capellaro (MDB), prefeito de Lagoa Grande, no Sertão, não cabe em si de alegria. Com duas administrações consecutivas bem-sucedidas, o gestor agora celebra um feito inédito: o título da Alepe de Capital Pernambucana da Uva e do Vinho. Antes apenas alardeado, agora é oficial, legal e vai virar lei. Capellaro navega em céu de brigadeiro, com a tranquilidade de quem não vê oposição se levantar no município.
Ainda sem se decidir, o prefeito tem como possíveis candidatos à sua sucessão a vice-prefeita Catharina Garziera e seu pai, o ex-prefeito Jorge Garziera. Vale lembrar que a esposa de Jorge, Rose Garziera, também já ocupou o cargo de prefeita da agora denominada, oficialmente, capital da uva e do vinho.
A cerimônia para entrega do título acontecerá no Recife e contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto, e do deputado Jarbas Filho, autor da resolução nº 1970/2024, que concede a honraria ao município.
Lagoa Grande, inclusive, foi o destaque do mês de fevereiro da Super Revista, como um dos municípios mais importantes do Brasil na vitinicultura. Em entrevista ao periódico, Capellaro falou que o desenvolvimento só foi possível graças à política e ao trabalho de emancipação. O próximo passo, segundo Capellaro, é continuar o trabalho desenvolvido e deixar um legado para os jovens. Ele espera que “a próxima geração tenha uma consciência política diferenciada e desenvolvimentista, atraindo pessoas para conhecer a Capital da Uva e do Vinho”.
Lição de casa
Em uma decisão acertada e irônica, o prefeito de Olinda, professor Lupércio (PSD), mesmo sendo docente, se viu no centro de uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para com a categoria. A entidade instou a prefeitura a conceder imediatamente o piso salarial dos professores. A recomendação, publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE, enfatiza que a remuneração deve corresponder ao vencimento básico, sem considerar gratificações ou outras vantagens pessoais dos servidores. A prefeitura tem 15 dias para responder ao MPPE sobre o cumprimento da recomendação. Espera-se que, depois dessa, o prefeito faça a lição de casa.
Agreste
Em uma união de forças políticas da oposição em Ibirajuba, no Agreste, o ex-prefeito Celso Onofre foi anunciado como pré-candidato à prefeitura do município pelo PSDB. O anúncio, feito ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, e do deputado estadual Joãozinho Tenório, é resultado de um entendimento entre os grupos de Onofre, do ex-prefeito Sandro Arandas, do atual vice-prefeito Adálio Alves e dos vereadores Eusébio do Alto, Mano e Samuel da Associação. A pré-candidatura será oficializada em um evento no dia 27 deste mês.