Chicotadas, críticas e disputa dura em Itaíba
Na reta final dessas eleições municipais, o clima esquentou entre os dois principais grupos que disputam a prefeitura da cidade de Itaíba, no Agreste pernambucano. E quem acabou dando declarações duras foi o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novais (PSD), logo depois que começou a circular um vídeo em que ele chama de “animais e marginais”, pessoas que supostamente agiram com violência contra o coordenador da campanha da atual prefeita e candidata à reeleição, Regina Cunha (Podemos).
O coordenador, Eli Tavares, relatou ter sido chicoteado na própria residência, por um homem encapuzado na manhã da última sexta-feira (06). Depois disso, no vídeo de desabafo, Rodrigo afirma se tratar de adversários que já enxergam a derrota, perdem o controle e agem de maneira desumana. “É preciso que a gente tenha paz no coração e faça uma campanha limpa, conduzida com tranquilidade porque é isso que o povo quer. É realmente de entristecer e de fazer vergonha o que está acontecendo”, declarou.
No entanto, a candidata a prefeita pela oposição, Rogéria Martins (PP), não aceitou calada as acusações e sua coligação “Muda Itaíba” ingressou com uma ação judicial no Tribunal Regional Eleitoral do Estado contra o secretário, alegando que ele cometeu os crimes de calúnia, difamação e injúria.
Quem também engrossou o coro contra Rogério foi o ex-prefeito Claudiano Martins, que foi categórico nas suas críticas ao secretário: “venha aqui para eu olhar para a sua cara. Vai cuidar do seu turismo, ser deputado, mas não venha inflamar as famílias de Itaíba que aqui não tem briga. Não fique aí com sua camisinha regata na beira da praia fazendo bico para cá”, disparou.
Pesquisa irregular > Em Salgueiro, a Justiça Eleitoral determinou a remoção de uma pesquisa. O órgão acatou um pedido de liminar da Coligação "Pra frente Salgueiro vencedor" que pedia para excluir a divulgação da pesquisa de um portal, por supostamente conter "irregularidades insanáveis”. Na decisão, o juiz José Gonçalves, também aplicou multa de 53 mil reais pela divulgação da pesquisa sem prévio registro das informações exigidas.
Reta final > Os candidatos a prefeito em Triunfo se preparam para o dia da eleição. Luciano Bonfim (Avante), Genildo da Água (Patriota) e João Paiva, candidato do PT, se revezaram por pouco mais de duas horas entre perguntas entre eles e de ouvintes no último debate na cidade. Sem grandes desavenças, os três prefeituráveis pretendem levar a campanha assim até o final.
Folha/Ipespe > Na segunda pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) lidera a disputa com 73% das intenções de voto. Na segunda colocação, Odacy Amorim (PT) registra 10% dos votos válidos, seguido de Julio Lossio Filho (PSD), que contabiliza 6% de citações e o mesmo índice nos votos válidos. Gabriel Menezes (PSL) aparece com 3%. Deomiro Santos (PV) tem 0%.
Seguem juntos > Em Santa Maria da Boa Vista, a deputada Roberta Arraes (PP), declarou que segue firme apoiando a candidatura a prefeito de George Duarte (PSDB), e a candidata a vice-prefeita, Dra. Elivânia Gomes (PSL).