Coelhos miram vaga no Senado, mas nomes não estão definidos
Uma foto postada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), pelo ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), e pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos) foi mais que emblemática: revelou sinais de uma união que já era previsível.
Silvio Filho e Miguel têm o mesmo objetivo: uma vaga na chapa majoritária, onde João Campos seria o candidato a governador. O caso de Miguel é um pouco diferente do de Silvinho. O ex-prefeito de Petrolina quer a vaga ao Senado, mas que não precisa ser exatamente para ele. Pode também servir para o seu irmão, o deputado federal Fernando Filho (UB). Os dois, aliás, são afinadíssimos em todo o processo político.
Em Petrolina, o que se diz é que Fernando Filho é importante demais em sua atuação em Brasília e Miguel sabe que, uma vez o irmão no Senado, seria ele um deputado federal também com atuação destacada. Sabe que é jovem e quem tem tempo, não precisa ter pressa.
Enquanto isso, Miguel vai conduzindo a reeleição do atual prefeito Simão Durando. O ex-prefeito de Petrolina tem sentado com partidos e personagens, tentando ampliar a frente política para as eleições de outubro.
E o ex-senador Fernando Bezerra também vem trabalhando nessa frente. Como ele disse, não tem mais pretensão de disputar qualquer cargo eletivo, mas vem emprestando sua experiência na articulação política da principal cidade do Sertão.
É isso aí.
Celebrou
O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, ainda comemora o anúncio da construção da Escola de Sargentos do Exército em Pernambuco. “A Escola de Sargentos é uma aquisição de grande importância para Pernambuco. É um investimento que vai injetar quase R$ 2 bilhões na economia, gerando 10 mil empregos diretos e outros 17 mil indiretos no Estado. Além disso, vai criar um ambiente de formação humana, com geração de conhecimento para 6,2 mil pessoas que vão residir numa Escola cuja folha de pagamento girará em torno de R$ 250 milhões por ano. Ou seja, trata-se de um empreendimento que trará oportunidades e desenvolvimento econômico e social para Pernambuco”, disse Álvaro Porto.
Pré-candidato
Em São Joaquim do Monte, no Agreste, o vereador Marcos Mariano lançou sua pré-candidatura a prefeito no final de semana. O projeto já começa com o apoio do ex-prefeito Zé Birro e de dois grandes partidos: o PSB e o Republicanos. Hoje no PSDB, o pré-candidato vai disputar as eleições em uma legenda de oposição à atual gestão municipal, buscando romper um ciclo que já dura 12 anos.
Declarou apoio
Presente no ato de lançamento, o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, declarou apoio incondicional da sigla à pré-candidatura de Marcos Mariano. “É o PSB de Arraes e de Eduardo Campos, que São Joaquim conheceu. É o PSB de João Campos, que está fazendo um trabalho inovador em nossa capital”, declarou.
Criticou
O ex-deputado federal e atual presidente do Avante em Pernambuco, Sebastião Oliveira, divulgou uma nota repudiando a interdição parcial do Hospital Barão de Lucena, no Recife, e criticando o Governo de Pernambuco. “Notificado no final do ano passado, o Governo de Pernambuco se mostrou incapaz de resolver os sérios problemas apontados. Com isso, a população paga um preço alto, já que a unidade hospitalar é uma das principais da Rede Estadual de Saúde e atende pacientes de todas as regiões pernambucanas”, disparou Sebá, ressaltando que a situação é “inadmissível”.