Colocou a "carroça na frente dos bois"
Disposta a concorrer à Prefeitura de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, Ilma Valério (PR) parece que colocou a “carroça na frente dos bois” e agora enfrenta penalidade por campanha eleitoral antecipada. Foi o que entendeu o juiz Bruno Querino Olímpio, da 98ª Zona Eleitoral de Carnaíba, que acatou uma representação do PSB, partido do atual prefeito Anchieta Patriota e do empresário Berg Gomes.
Olímpio ordenou que Ilma remova imediatamente o material considerado como campanha antecipada de suas redes sociais. Caso contrário, ela estará sujeita a uma multa diária de R$ 5 mil. O juiz enfatizou a importância de coibir tais práticas para garantir a integridade e a equidade do processo eleitoral.
A decisão baseou-se na análise de um vídeo, no qual a pré-candidata aparentemente tenta convencer o eleitorado de que é a melhor para as próximas eleições. Segundo o juiz, a ação objetiva o apoio do público eleitoral em um período proibido, caracterizando assim a propaganda eleitoral antecipada.
Ilma pode se tornar a primeira prefeita eleita no município em 70 anos, mas para tentar realizar esse sonho, deve conter a ansiedade e respeitar os prazos eleitorais.
Juntou-se ao PP
Na noite de segunda-feira (1), na sede do Partido Progressistas, a prefeita da cidade de Tabira, Nicinha Melo, se tornou mais uma influente política do Estado a se juntar à sigla. A prefeita comemorou a filiação e destacou que a conversa com o presidente estadual do partido e deputado federal, Eduardo da Fonte, foi decisiva para o movimento.
Agora é oficial
Ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Álvaro Porto, o vice-prefeito de Brejão (Agreste), Saulo Maruim, oficializou, também na segunda-feira, a pré-candidatura a prefeito do município, concorrendo pelo PP. Acompanhado do pré-candidato a vice, Cícero Bezerra (Republicanos), Maruim reafirmou a aliança com o deputado e destacou que segue trabalhando para fortalecer e ampliar a oposição municipal.
Recorreu
Em Serra Talhada (Sertão do Pajeú), o líder da oposição na Câmara Municipal, Vandinho da Saúde (Podemos), aponta para um desespero notório da prefeita Márcia Conrado em eliminar a possibilidade do deputado estadual Luciano Duque (ex-PT e hoje Solidariedade) concorrer às eleições deste ano. Vandinho, em entrevista à imprensa local, afirmou que Márcia teria recorrido até ao presidente Lula, buscando sua interferência nos bastidores de alianças estaduais, para prejudicar o nome do ex-prefeito.
Vai mesmo
O empresário Tonynho Rodrigues (MDB) está levando mesmo a sério sua pré-candidatura à Prefeitura de Caruaru, no Agreste pernambucano. O filho do deputado estadual Tony Gel se despediu da turma da Empetur, onde exercia o cargo de diretor de marketing, na manhã de ontem. Ele seguiu o tempo para deixar o cargo, face à lei eleitoral que estabelece o prazo para desincompatibilização do cargo, que termina no próximo sábado (6).