Configuração política muda com os Coelhos no PSD
Os Coelhos de Petrolina estão procurando novo rumo. Eles estão ‘escaldados’ com o tratamento que lhes foi dispensado no União Brasil (UB) e reclamaram abertamente da forma como foram tratados nas últimas eleições para o Governo de Pernambuco, quando Miguel Coelho, ex-prefeito da principal cidade do Sertão, foi candidato pela legenda e visto como “inimigo íntimo”.
As rusgas que se tornaram públicas foram pequenas, se comparadas aos problemas não registrados dentro das salas. Testemunhas garantem que o presidente nacional do UB, Luciano Bivar, atrapalhou o quanto pôde e foi preciso muita conversa para o protejo ter continuado.
O PSD será a nova casa e Miguel Coelho deverá ter papel importante na legenda, que também entra na gestão de uma cidade importante. As conversas foram tratadas diretamente com o ministro André de Paula, reconhecidamente jeitoso e conhecedor do jogo, o qual já entendeu o tamanho da operação e fez as honras da casa.
No Interior ninguém jamais entendeu como os Coelhos, com tanta força, nunca focaram em um partido pra chamar de “seu” e, assim, sofreram diversos revezes que os obrigaram a muitas estratégias no mundo partidário. Agora, sob a liderança de Miguel, a postura tem sido outra e ele tem aberto leques até então não explorados pelo grupo.
Com essa nova configuração, além de Miguel, o atual prefeito de Petrolina Simão Durando (UB) também deve migrar e disputar a reeleição por lá. Os deputados Fernando Filho (Federal) e Antonio Coelho (Estadual) devem permanecer no União Brasil, há menos que um acordo seja costurado. Já o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, que anunciou que não disputaria mais eleição, mas continua articulando como nunca, deve permanecer no MDB. Na política também vale a máxima de que “quanto mais cabras, mais cabritos”. Vai que…
Não fica
O Partido dos Trabalhadores (PT) declarou oficialmente sua postura de oposição à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Até as pedras das ruas de Olinda já sabiam disso. Aliado histórico do PSB, o PT jamais ficaria com Raquel, até porque o senador Humberto Costa já sonha em disputar contra ela as próximas eleições. O senador petista acha que chegou a hora.
Em festa
O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), esteve em festa comemorando os 212 anos de emancipação política de seu município. As datas foram marcadas por shows no Pátio de Eventos Beira-Rio. A população do município chegou a 56.659 pessoas no Censo de 2022, representando um aumento de 10,32% em comparação com o Censo do ano de 2010.
Mais recursos
Grande articulador de recursos federais para Petrolina, sobretudo por meio de suas várias emendas, o deputado federal Fernando Filho (UB) viu com satisfação a vinda dos ministros Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho Comunicações) à Capital do São Francisco A comitiva ministerial participou de um evento voltado ao fortalecimento do trade turístico e realizou uma visita técnica às obras do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, confirmando a liberação dos recursos para a continuidade da revitalização do equipamento público. “O investimento de R$ 41 milhões, uma parceria entre o governo federal e a Prefeitura de Petrolina, vai promover uma estrutura moderna e adequada para receber eventos e turistas em nossa cidade“, pontuou o deputado.