Conselheiros tutelares e a propaganda política vedada
Em Petrolina, no Sertão do São Francisco, os conselheiros tutelares receberam uma bronca do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Isso porque segundo o órgão, foi preciso alertar os profissionais para que parassem de realizar propaganda politica nas dependências do Conselho e também que evitassem utilizar a estrutura para a realização de atividades de cunho político.
“A Resolução do Conanda nº 170/2014, no art.41, inciso III, sem prejuízo das disposições específicas contidas na legislação local de cada município, expressamente veda ao conselheiro tutelar de utilizar-se o Conselho Tutelar para o exercício de propaganda e atividade político-partidária”, diz um trecho da recomendação.
Além da bronca sobre a estrutura física, também houve um puxão de orelha sobre a realização de vídeo, áudio ou qualquer meio fotográfico ou audiovisual com candidatos durante o período eleitoral, bem como, ao participarem de passeatas, carreatas ou manifestações correlatas, todos eles não devem publicar qualquer anúncio que o identifique como conselheiro ou conselheira tutelar.
A coisa pode ficar ainda mais séria no caso de algum conselheiro ou conselheira realize alguma manifestação de apoio a candidatos em redes sociais com a utilização explícita da palavra “Conselheiro Tutelar”, de forma que não fique dúvida de tratar-se de manifestação pessoal, desconectada do cargo de conselheiro tutelar. Em todo caso, todo cuidado ainda é pouco.
Focando na água
Com o pé na estrada, a candidata a Deputada Estadual Cristina Costa (PT), se reuniu com os moradores de Manga de Baixo, na zona rural de Belém do São Francisco, no Sertão pernambucano e só ouviu sobre a falta de água. “Nós estamos aqui às margens do Rio São Francisco, na área da transposição e ainda percebemos que o pequeno produtor rural não tem acesso à água para garantir seu sustento“, destacou Cristina, que disse que vai focar mais neste assunto.
24 em 22
A campanha deste ano mal começou, mas em Petrolina já tem gente pensando longe – em 2024, para ser mais exato. Um veículo circulava pela cidade com um adesivo com os candidatos a deputado federal Lucas Ramos (PSB), Gabriel Menezes (Patriota) a estadual e Guilherme Coelho (PSDB) a senador. Os três integram a oposição em Petrolina e há quem garanta que a articulação para as próximas eleições municipais já começou. Quem viver, verá.
Apostando no guia
A candidata ao Senado pelo PT, Teresa Leitão aposta todas as fichas no alcance do guia para gerar benefício aos candidatos da Frente Popular. A petista disse que o guia deixará claro aos eleitores quais são os campos de cada candidato. “Sabendo das propostas de cada um, e dos apoios que cada candidato tem, o povo vai ter o esclarecimento necessário para fazer suas escolhas sem enganos”, disse a candidata.
Saindo dos bastidores
O candidato a deputado federal, Tonynho Rodrigues (MDB), está feliz da vida ao encabeçar sua primeira campanha campanha eleitoral, uma vez que nas últimas eleições atuou nos bastidores. Com a inauguração do comitê de campanha em Caruaru, no Agreste, Tonynho destacou o evento como “especial”, e disse que chegou o seu momento. “A minha caminhada rumo a Câmara Federal será ao lado do meu ídolo, meu pai, o deputado Tony Gel. Minha referência na vida e na política”, pontuou.