Da bronca contra blitzes às contas aprovadas
Em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, o prefeito Eduardo Honório (União Brasil) está comemorando. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou por unanimidade as prestações de contas do chefe do Executivo Municipal.
O prefeito tinha ajuizado contra o acórdão da 2ª Câmara do Tribunal, que julgou suas contas irregulares referentes ao exercício financeiro de 2018. Dessa vez o próprio Ministério Público de Contas se pronunciou pela aprovação.
Na cidade, a notícia foi a água no chope da oposição, que apostou na reprovação.
Eduardo Honório ficou famoso no Estado quando foi até uma blitz realizada na cidade para questionar a fiscalização e exigir que as motos e carros apreendidos fossem liberados.
Pulou do barco
A política em Trindade (PE), no Sertão do Araripe, anda fervendo e o cenário para 2024 vai se desenhando. O assunto do momento na cidade é a ‘pulada de barco’ do vereador Jaécio Sá e seus aliados, que aceitaram convite da prefeita Helbinha para integrar o grupo de situação. Com isso, a prefeita ganha mais um aliado, antes oposição, que reforçará sua base rumo à reeleição. Junto com ele, Jaécio leva os ex-vereadores Poliana e Juka Sá para reforçar o palanque da prefeita.
Defensor
Em pronunciamento realizado esta semana no plenário da Câmara Federal, o deputado Coronel Meira (PL-PE) mostrou que está em sintonia com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que, segundo ele, recebeu do ex-governador Paulo Câmara “um Estado cheio de problemas”. E o discurso foi quente. “Depois de 16 anos de desgoverno e roubalheira do PSB, com apoio do PT e PCdoB, que não zelaram pelo Estado e nem pela Segurança Pública, Raquel recebeu uma herança maldita. Nossas rodovias estaduais, cerca de 70% delas estão abandonadas. No final do último governo, Paulo Câmara licitou R$ 2,3 milhões para manutenção das estradas, destinando recursos para algumas empresas e deixando em caixa apenas R$ 250 milhões para a atual gestão. Desta forma, Raquel, juntamente com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, estão se virando para administrar essa bronca deixada pelo governo anterior, que não revitalizou e nem concluiu nossas estradas”, disparou Meira.
Propaganda antecipada
Repercutiu forte em Olinda a decisão de que a secretária da Fazenda e sucessora do atual prefeito Professor Lupércio, Mirella Almeida, será obrigada a retirar os outdoors nos quais ela aparece ao lado do gestor municipal. Tal prática se caracteriza como propaganda eleitoral antecipada. Quem acionou foi o próprio Ministério Público Eleitoral. Em caso de descumprimento do prazo de retirada, que é de 48 horas, serão adotadas medidas judiciais cabíveis.
Cobrou
O deputado estadual Kaio Maniçoba (PP) pediu à governadora Raquel Lyra para ampliar a oferta de serviços de saúde nos municípios do Interior, em especial aqueles localizados no Sertão. O parlamentar lamentou que pacientes precisem se deslocar até o Recife para realizar exames e procedimentos ainda não ofertados na região. “Além dos inconvenientes para a população, a questão afeta as prefeituras com dificuldades financeiras, que precisam providenciar veículos para o transporte”, afirmou.