Logo Folha de Pernambuco

De inelegível a elegível

Uma reviravolta em Tupanatinga mudou as peças do jogo eleitoral na cidade. A Câmara de Vereadores decidiu tornar o ex-prefeito, Manoel Tomé (PSB), apto para participar das eleições municipais de novembro próximo. Antes disso o ex-gestor estava inelegível por ter tido as contas do seu governo reprovadas no exercício de 2012, na época pelo PT.

De acordo com o presidente da Casa, o vereador Joaquim Coderdeiro Neto, conhecido como Neto de Duca (PSD), o processo responsável por julgar as contas de Manoel Tomé não aconteceu da forma correta. "A prestação de contas do ex-prefeito Manoel Tomé Cavalcante Neto, referente ao ano de 2012, foi julgada sem que o referido ex-prefeito fosse cientificado para se defender, havendo cerceamento à defesa dele, julgamento que não se adequa ao Estado de Direito Democrático", traz um trecho do novo Decreto Legislativo.

Com isso, Manoel vai tentar impedir a reeleição do atual prefeito, Severino Soares dos Santos (PR), conhecido por Sílvio Roque, que foi eleito em 2016, com 5.971 votos, correspondente a 50,45% dos votos válidos e vinha construindo tranquilo seu projeto de reeleição. “Política é para quem tem comprometimento. E, se eu não tivesse, não estaria aqui”, declarou.

Como na política tudo pode acontecer, agora o ex-prefeito que teve as contas rejeitadas em várias instâncias, comemora pelos quatro cantos da cidade a decisão, que segundo ele, chegou no momento certo. "Recebi com muita satisfação porque, desde o início, sabia que aquele julgamento tinha muitas falhas. Agora, no momento oportuno, a Câmara de Vereadores agiu da forma correta, anulando aquela rejeição de 2015 referente ao exercício de 2012, e eu volto ao páreo para esta eleição", celebrou.

Medida urgente > A Justiça determinou, por meio do juiz de direito, Caio Oliveira Freire, que a prefeitura do município de Pedra, convoque em caráter de urgência, os sete primeiros colocados no concurso para professor. No total, foram 23 vagas ofertadas no certame realizado em 2019. Caso a prefeitura não cumpra a medida, terá de pagar uma multa diária de R$ 1 mil.

A guerra das denúncias > A pré-candidata a prefeita de Itaíba pelo PP, Rogéria Martins e o vice, Mário Celso, foram denunciados ao Ministério Público de Pernambuco por promoverem aglomeração e desrespeito às regras de distanciamento social. A denúncia foi feita por representantes do PT, PTB e Podemos.

Prefeito encurralado > O presidente da Câmara de Vereadores em Santa Terezinha, Adalberto Gonçalves de Brito Júnior, convocou duas sessões extraordinárias para tornar obrigatória a execução da programação orçamentária. A primeira reunião aconteceu nessa quinta-feira (27) e a próxima será no dia 31.

Em Caruaru > O Partido da Social Democracia Brasileira realiza nesta sexta uma palestra online idealizada pela presidente do partido, a deputada estadual Alessandra Vieira. A palestrante, a prefeita da cidade Raquel Lyra, vai debater sobre os “desafios na gestão pública”. “É esse olhar de uma gestão integrada e humana que faz com que os desafios sejam superados”, destaca Raquel.

Sávio vai para reeleição > O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, lança hoje, sua pré-candidatura à reeleição ao lado do vereador Diógenes Patriota. Está previsto que durante o evento outros pré-candidatos a vereador também sejam apresentados.

Veja também

Newsletter