Logo Folha de Pernambuco

Decisões na prefeitura refletem no posicionamento de vereadores em Caruaru

Em Caruaru, no Agreste, os vereadores podem convocar a secretária municipal da Fazenda, Karlla Almeida, para explicar, na Casa Jornalista José Carlos Florêncio, as demissões e descontos nos salários de servidores municipais.

A gestão diz que a queda de repasses por parte do Governo Federal tem sido um obstáculo e, por isso, medidas de contingenciamento foram necessárias.

A oposição não deixou barato e, na última sessão, a vereadora Perpétua Dantas (PV) disse que trabalhadores da área da saúde sofreram descontos fora do normal no pagamento dos seus salários, e os agentes de saúde não tiveram seu direito ao adicional por insalubridade reconhecido.

O vereador Fagner Fernandes (PDT) questionou os dados publicados no Portal da Transparência do município, que mostrariam que a arrecadação do município em 2023 foi maior que a do ano passado. “Não tem razão de ser isso”, cobrou Fernandes.

Pelo Polo

A deputada estadual Socorro Pimentel (UB) participou de diversos compromissos com foco no fortalecimento do Polo Gesseiro do Araripe. A parlamentar foi até a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), reunida com o diretor administrativo, José Lindoso, e o diretor financeiro, Heitor Freire. O encontro teve como objetivo discutir a possibilidade de incentivos às indústrias de gesso da região. “Nossa região é responsável por mais de 90% da produção nacional de gipsita e gesso, gerando cerca de 4 mil empregos diretos e mais de 15 mil indiretos. Precisamos concentrar esforços para revitalizar esse setor, que é vital para Pernambuco”, afirmou Socorro Pimentel. Com o secretário da Fazenda do Estado, Wilson de Paula, e com o de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, a deputada discutiu sobre a revitalização do setor, a redução da carga tributária, incentivos para a transição da matriz energética para o gás natural e a importância de estreitar relações com a Sefaz para um entendimento claro sobre o processo produtivo e as necessidades da categoria.

Pré-candidato do PSOL

O PSOL tem um nome de olho na sucessão de Doutora Nadegi na Prefeitura de Camaragibe. Trata-se do advogado Hugo Sérvulo, que é pré-candidato pela federação, que também conta com a Rede Sustentabilidade. Disposto a lutar pela cadeira de prefeito, o jurista disse estar preparado para discutir os problemas da cidade e enfrentar os percalços de uma eleição. É aguardar.

Cobrou

Na Alepe, o deputado estadual Fabrizio Ferraz comemorou o início dos atendimentos cardiológicos no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada (Sertão do Pajeú), mas aproveitou o momento para cobrar mais investimentos do governo do Estado para a saúde do Sertão. Ele assegurou que vai continuar lutando pela implantação de outras especialidades, como o tratamento para pessoas com câncer.

Cobrou II

Quem também manifestou cobrança ao Governo de Pernambuco na Alepe foi o deputado Edson Vieira (UB). Ele pediu o reforço da segurança pública nos municípios que compõem o polo de confecções do Agreste. O parlamentar alertou que, com a proximidade das festas de fim de ano, milhares de pessoas visitam as feiras de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, situação que exige providências do Estado. “As pessoas que vêm movimentar a economia da nossa região precisam ter segurança no ir e vir e a certeza de que nossas cidades estão pacificadas”, afirmou.

Veja também

Newsletter