Logo Folha de Pernambuco

Delegado-vereador e o acúmulo de funções legalizado

Após nove anos de afastamento das funções policiais, o vereador Erick Lessa (Republicanos) retoma seu posto como delegado em Caruaru, Agreste Central. A decisão permite que Lessa acumule as duas funções, como estabelece a legislação estadual. O retorno à 3ª Delegacia de Caruaru, com efeito retroativo a 2 de janeiro de 2025, marca a volta de um dos nomes mais populares da segurança no município.

 

Lessa possui trajetória na Polícia Civil, com atuação como diretor regional da corporação e líder de operações de repercussão nacional.

 

O parlamentar teve a experiência como delegado interrompida em 2016, quando se lançou na política, obtendo mais de 41 mil votos nas eleições municipais. Em 2019, seguiu para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, mas, sem a reeleição, retornou às funções policiais em 2023, agora assumindo a delegacia da cidade onde iniciou sua carreira.

 

Com a flexibilidade da legislação que permite o acúmulo de cargos, Erick Lessa volta à delegacia, agora integrando sua experiência política à sua atuação no campo da segurança. De acordo com Lessa, sua presença nas duas frentes promete reforçar o combate ao crime e consolidar sua liderança na cidade, reafirmando sua atuação efetiva tanto no Legislativo quanto no policiamento de Caruaru.

Dívidas de ‘herança’

A equipe financeira do prefeito de Tabira (PE), Sertão do Pajeú, Flávio Marques (PT), revelou a descoberta de uma dívida de R$ 1.959.097,91 deixada pela gestão anterior da ex-prefeita Nicinha de Dinca (PP). O débito refere-se ao não pagamento do INSS referente aos meses de novembro, dezembro e ao 13º salário de 2024.

Especulações

Com a vacância na Secretaria Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco, após a recente saída do então titular da pasta, Alexandre Schneider, a grande imprensa do Estado começa a jogar luz sobre especulações que vão ganhando cada vez mais força em torno da deputada Débora Almeida (PSDB). Dentro do Palácio do Campo das Princesas, o nome da parlamentar seria o mais cotado para o cargo. A possível ida de Débora para o governo do Estado abriria caminho para a primeira suplente, Lucinha Mota (PSDB), assumir vaga na Assembleia Legislativa (Alepe).

Definições em disputas

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizará eleição para a nova diretoria executiva, no final de fevereiro. Com a Comissão Eleitoral que cuidará do pleito definida, o presidente e ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos) é candidato à reeleição e tem como adversário o prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP). Porém, a ex-vice-presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), está sendo estimulada a entrar na disputa.

Veja também

Newsletter