Depois do Avante em Petrolina, Republicanos de Itambé é condenado por fraudar cota
Depois do Avante em Petrolina, outro partido em Pernambuco foi condenado por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2020. Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado em relação ao Republicanos em Itambé (Mata Norte), que já havia concluído por essa sentença. A Corte entendeu que três candidatas do município foram inscritas pelo partido sem qualquer intuito real de competir.
Por esta razão, o TSE determinou a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do Republicanos, a anulação dos votos dos candidatos a vereador pela legenda, bem como os recálculos dos quocientes eleitoral e partidário no município. Além disso, a Corte tornou inelegíveis por oito anos as candidatas fictícias.
O relator da ação, ministro Benedito Gonçalves, listou as seguintes provas que demonstram a fraude: prestação de contas zeradas; candidata sem nenhum voto e outra que recebeu apenas um; duas candidatas são filha e esposa de outro candidato ao cargo de vereador; e falta de campanha pelas candidatas.
“Uma delas, inclusive, manteve como imagem de capa do Facebook a imagem do santinho eleitoral de seu marido, candidato ao mesmo cargo”, pontuou o ministro, ao encaminhar voto pela rejeição do recurso do Republicanos, no que foi acompanhado pelo Plenário. Não resta dúvida que os órgãos fiscalizadores das eleições partidárias estão rigorosos quanto à questão da cota de gênero. Quem não se enquadrar, vai cair. A questão, no entanto, é outra. Se a cota existe para estimular a participação das mulheres na política, até quando veremos práticas assim?
Conta chegando
Uma publicação da governadora Raquel Lyra (PSDB) no Instagram, exaltando o Dia do Nordestino, rendeu críticas de seguidores. Raquel postou fotos dela e da vice-governadora Priscila Krause montadas em cavalos em uma de suas passagens pelo Sertão. Havia comentários positivos, mas muitos negativos com cidadãos cobrando melhorias na saúde, pedindo valorização dos professores e a retomada de obras paralisadas. Não fácil não
Em Brasília
O prefeito de Araripina (Sertão do Araripe), Raimundo Pimentel, esteve em Brasília para uma reunião com o ministro do Turismo, Celso Sabino. O encontro, que contou com a articulação do deputado federal Luciano Bivar (UB), teve como principal objetivo apresentar o potencial turístico da cidade e da região do Araripe ao governo federal. Como resultado do encontro, o gestor garantiu recursos para obras em seis locais-chave: a entrada principal da cidade, a Avenida Antônio de Barros Muniz, que se estende até a Igreja Matriz, a Praça Frei Ibiapina (conhecida como Praça da Caixa Econômica), a Praça Santina Gomes Lima (Praça do BNB), a Praça Maria da Silva Modesto (Praça do ABC) e a construção da Praça do Bairro Universitário, em frente à Igreja de São José.
Investimento na saúde
Em Bom Jardim, no Agreste, o prefeito Janjão segue anunciando obras e o investimento da vez será na Zona Rural, mais precisamente no distrito de Bizarra. Com investimento de R$ 1,2 milhão, a comunidade vai ganhar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). De acordo com o prefeito, a construção da UBS de Bizarra é um marco importante para o desenvolvimento da região. A nova unidade de saúde levará diversos benefícios para os moradores, entre eles atendimento médico, melhoria da qualidade de vida, conforto e acesso a medicamentos e vacinas.