Deputada diz que colega deseja retrocesso e revela que quer casar com companheira
A deputada estadual Rosa Amorim (PT) abriu o verbo durante a sessão plenária de ontem na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Ela já declarou sua opinião contrária em relação ao Projeto de Lei 5167/09, que proíbe a união estável entre casais do mesmo sexo. Rosa diz que “os tempos mudaram” e afirmou textualmente que o projeto chega como “objeto de retrocesso” para o Brasil.
“Nós, LGBTQIAPN+, existimos e resistimos nesse país e vamos barrar mais essa tentativa de colocar o Brasil nessa pauta conservadorista”, disse ela.
A deputada ainda bateu duro no seu colega, deputado Pastor Eurico, e revelou que tem uma companheira e quer casar com ela. “Eu quero casar com minha companheira e viver com ela. O que um deputado daqui quer, o Pastor Eurico, é um retrocesso”, discursou.
O projeto de lei que proíbe a união é de autoria do ex-deputado Capitão Assunção (PL-ES), mas o texto originário que permitiria a união homoafetiva por meio de contrato é do falecido ex-deputado Clodovil Hernandes. Os projetos tramitam juntos.
Resultado final
O deputado estadual Luciano Duque realizará, amanhã (30), às 15h, em Serra Talhada (Sertão do Pajeú), a apresentação dos resultados obtidos a partir do seu projeto de escuta popular ‘Diálogo por um Pernambuco Mais Forte’. Após passar por todas as regiões do Estado, ouvindo a população sobre as prioridades de cada local, o parlamentar apresentará os resultados desse diagnóstico, que será entregue ao Governo de Pernambuco como sugestão para compor o Plano Plurianual do Estado (2024-2027).
Celebrou
O prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, celebrou o pacote de obras anunciado pela governadora Raquel Lyra para o município. Uma delas é a proteção de encostas na comunidade de Jardim Monte Verde, que sofreu severos deslizamentos com as chuvas do ano passado. A outra é a retomada da obra de requalificação da PE-17. Serão 110 mil m² em intervenções, que beneficiarão 1,5 mil famílias. O investimento será de R$ 62 milhões, e a previsão é de que a obra dure 12 meses, após a conclusão do processo licitatório. Já a PE-017, conhecida como Estrada da Muribeca, terá o serviço retomado, com liberação de R$ 34,1 milhões. Segundo o governo, 46% do serviço foi executado.
Debate
O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) liderou debate sobre a elevada taxa básica de juros do Brasil com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante reunião da Comissão de Finanças e Tributação. De acordo com o parlamentar, o centro das discussões foi a necessidade de entendimento por trás da segunda maior taxa de juros reais do mundo, perdendo atualmente apenas para o México, sendo a maior até o mês passado. O Brasil tem juros maiores do que países como Síria, Malásia e Índia. O deputado federal interpelou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, com perguntas sobre a alta da taxa Selic e dos juros reais, bem como sobre a mudança na formatação do Copom, que hoje é formado pelos diretores do Banco Central.