Logo Folha de Pernambuco

Deputada Gleide Ângelo ataca políticas públicas do governo do Estado

Correu por todo o Interior de Pernambuco o duro discurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco feito pela deputada estadual, Delegada Gleide Ângelo (PSB), a qual fez pesadas críticas no tocante à política de mulheres da governadora Raquel Lyra (PSDB).

Gleide denunciou o que chamou de “sucateamento” dos equipamentos ofertados pela pasta.

“Chegamos ao mês de setembro com a marca de quase 200 mulheres assassinadas. Estamos vivendo uma verdadeira chacina de mulheres em nosso Estado. Nove meses de gestão e não houve ainda nenhuma ação ou campanha expressiva de combate à violência de gênero. Pelo contrário, o que vemos são delegacias especializadas fechadas, além do fechamento de uma das quatro casas-abrigos e a precariedade nos serviços oferecidos nas que estão em funcionamento. São inúmeras as denúncias de abusos físicos, psicológicos e até sexuais. Não foi para isso que elegemos uma mulher”, disse a deputada, em voz firme.

A parlamentar foi ainda mais dura quando criticou a letargia e afirmou que nunca houve tanta incompetência em 16 anos de existência da Secretaria da Mulher.

“Elegemos a primeira mulher governadora da história de Pernambuco, mas pelo que tem sido desempenhado pelo Estado, está claro como não há o compromisso ou o comprometimento com a vida das pernambucanas. Vamos aguardar a apresentação do Programa Juntos pela Segurança para saber se haverá, de fato, algo verdadeiramente voltado para a segurança e a vida das mulheres pernambucanas“, atacou.

Contra o aborto

Conservadores de Petrolina promoveram um encontro, ontem (26), para debater a polêmica decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em analisar a descriminalização do aborto. Revoltados, eles criticam duramente a postura da Corte e lamentam que o Poder Judiciário agora queira também exercer a função de Legislativo, já que existe lei sobre o tema.

Cautelar contra prefeito

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) homologou Medida Cautelar determinando ao prefeito de Exu (Sertão do Araripe), Raimundo Saraiva Sobrinho, o fechamento imediato e definitivo do antigo lixão municipal, reaberto indevidamente desde maio último, dois meses depois de o órgão fiscalizador anunciar a eliminação de todos os lixões no Estado. A cautelar foi expedida pelo conselheiro Dirceu Rodolfo, a pedido da equipe técnica da Gerência de Fiscalização de Obras Municipais Sul do TCE-PE. Exu foi uma das primeiras cidades do Estado a eliminar os lixões em 2021.

Reprovado

Uma tentativa de contratação de empréstimo pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional), junto ao Finisa, foi reprovada pela câmara de vereadores. O aportado seria na ordem de R$ 35 milhões. Votaram a favor os vereadores Irmão Soares (PSD), Carlinhos da Cohab (PP), Flávio Pontes (PP), Augusto Maia (PSB), Emanuel Ramos (PSD) e Gilson Julião (MDB). Os que votaram contra o projeto foram Capilé da Palestina (PSD), Nailson Ramos (MDB), Demir da Saúde (PSDB), Zezin Buxin (MDB), Nego Zé (UB), Zé Boi (UB), Jéssyca Cavalcanti (PSDB), Zeba (PDT), Nega (PSD) e Caetano Motos (PSDB).

Homenagens

Agradecendo às centenas de manifestações a mim enviadas pelo meu aniversário, ontem, e pelo recebimento das Medalhas Nilo Coelho, outorgada pela Prefeitura, e Medalha Dom Malan, outorgada pela Câmara de Vereadores de Petrolina. As duas são as maiores honrarias do município. Honrado estou eu e gratidão é o meu sobrenome.

Veja também

Newsletter