Logo Folha de Pernambuco

Desenvolvimento com foco na Tilápia

O prefeito de Buíque, Túlio Monteiro (MDB) nem deixou o mês terminar e já está em campo. O gestor foi a Brasília nesta quinta-feira, 23 de janeiro, para uma série de reuniões voltadas ao desenvolvimento do município. A agenda incluiu encontros com representantes de diferentes órgãos federais para tratar de projetos e buscar soluções para questões locais.


Entre os compromissos, Túlio Monteiro reuniu-se com o ministro da Pesca, André de Paula, para discutir a viabilidade de um projeto de criação de tilápia em Buíque. O objetivo é fomentar o setor de piscicultura na região, com potencial para atrair investimentos e gerar emprego e renda. O gestor acredita que pode estar ai um importante vetor de desenvolvimento para o seu município.
Outro ponto tratado durante a visita foi a dívida previdenciária de Buíque. No Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o prefeito discutiu alternativas para regularizar a situação financeira de Buíque por meio do programa de Compensação Previdenciária (Comprev).


Na área da segurança pública, ele ainda protocolou um pedido na Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), vinculada ao Ministério da Justiça, para a aquisição de duas viaturas destinadas ao reforço da frota local. Túlio entende que um município que passa por dificuldades o caminho é captar recursos e implementar ações voltadas ao desenvolvimento socioeconômico de Buíque.


Foi cobrar


O prefeito de Goiana, Eduardo Batista, foi conversar com representantes de empresas responsáveis por obras em andamento no município, cujos contratos foram firmados ainda durante a gestão anterior. O objetivo do encontro foi discutir o andamento das obras e cobrar a retomada das que estão paralisadas, além de garantir mais eficiência e celeridade nos serviços em execução. O gestor cobrou agilidade na conclusão dos trabalhos que considera lentos demais. O gestor disse ainda que encontrou projetos com prazos de conclusão comprometidos e, em alguns casos, com sérias falhas na execução. 

Por mais voos


Enquanto os políticos de Petrolina, Sertão do São Francisco, estão pressionados para que lutem por mais voos para o município, o aeroporto Senador Nilo Coelho fechou 2024 superando o número de passageiros em comparação ao ano anterior. A informação é do CCR Aeroportos, empresa gestora do equipamento que diz que, no ano passado, passaram pelo aeroporto local 526 mil passageiros. O número abrange embarques e desembarques, e representa um aumento de 6% no fluxo em relação a 2023. A movimentação está inevitavelmente ligada às melhorias realizadas no terminal, em 2024, que demandaram investimentos na ordem de R$ 56 milhões.

Emendas

O deputado Sileno Guedes (PSB) esteve em Água Preta, na Mata Sul do estado e formalizou a destinação de dois repasses, por meio de suas emendas, que totalizam R$ 900 mil. Os recursos serão empregados, ao longo do ano de 2025, na melhoria da saúde pública e no reforço de outros serviços públicos. O anúncio foi feito ao lado do prefeito Miruca (PSB), do vice, Xavier (PSB), e secretários e vereadores.

Veja também

Newsletter