Logo Folha de Pernambuco

Dia de diplomação tem emoção, vaias, aplausos e expectativas de disputas acirradas

A tarde de diplomação dos eleitos em Pernambuco, nesta segunda (19), em Olinda, não pode ser encarada apenas como uma cerimônia de validação. Representa um forte simbolismo da mudança que Pernambuco decidiu experimentar nas últimas eleições.

E teve todos os ingredientes de um ato que reunia tribos diferentes: vaias, aplausos, plateia dividida e emoção à flor da pele. No momento mais tocante, a governadora diplomada, Raquel Lyra (PSDB) homenageou o esposo, Fernando Lucena, que faleceu exatamente no dia da eleição do primeiro turno.

"A Fernando, meu companheiro de toda uma vida, minha gratidão e minha saudade. Muito do que sou é por você e foi por você e nós vamos seguir adiante com a certeza de que vai dar tudo certo", falou emocionada.

A governadora eleita prometeu às mulheres e ao povo guerreiro de Pernambuco "Uma vida mais digna, esse governo será de vocês. Sei do tamanho da nossa responsabilidade neste momento atual, marcado pela polarização de um país dividido" disse Raquel.

Na tarde que ainda diplomou deputados, a primeira mulher eleita senadora, Teresa Leitão (PT) também ganhou aplausos e vaias que foram maiores quando se cantou o jingle do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Embora o discurso de Raquel Lyra falasse em união será muito pouco provável que esse momento de trégua dure muito em um país dividido demais e com embates viscerais tão acirrados

Ampliando
O presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, foi até o município de Aliança, na mata norte do Estado de Pernambuco, para tratar da criação de novos assentamentos para a região. No encontro estiveram presentes lideranças da agricultura familiar, coordenadores de sindicatos e do Movimento Sem Terra (MST), como Fernandinho, coordenador estadual do MST e Fusca que coordena a mata norte do movimento, assim como José Lourenço, coordenador do Sindicato Rural de Aliança. Queiroz quer a continuidade ao trabalho de reforma agrária no Estado. 

Vibrando
Os integrantes do partido Avante em Pernambuco andam comemorando. É que a legenda atingiu 225.100 votos nas eleições deste ano e conquistou direto ao fundo partidário e ao horário eleitoral, dentre outras coisas. “Graças à votação no estado, conseguimos vencer o desafio de atingir a cláusula de barreira. É preciso enaltecer esse trabalho que conta com o irrestrito aval do partido”, ressaltou o presidente nacional do Avante, Luis Tibé.
Ainda segundo a direção do partido, foram sete deputados federais eleitos e o Avante foi um dos 13 partidos que conseguiram atingir a cláusula de barreira. Dezessete não tiveram o mesmo desempenho.

Reeleito

Em Ouricuri, no Sertão do Araripe, a Câmara de Vereadores reelegeu, por 15 votos a 1 abstenção, o vereador Iran Severo como presidente da Casa por mais um biênio. A votação aconteceu com chapa única.  Iran Severo não teve dificuldades para se reeleger e recebeu discursos de apoio da maioria dos parlamentares. “Estou muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho, sempre falei que eu não seria o único capaz de administrar a casa. Vamos trabalhar para o que não saiu como a gente desejava dê certo e o que saiu como a gente desejou para fazermos ainda melhor”, discursou.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

CMDO 7ª REG. MILITAR - BA CURADO - edital

CMDO 7ª REG. MILITAR - BA CURADO - edital

Newsletter