Logo Folha de Pernambuco

Dia decisivo para prefeito de São José da Coroa Grande

O dia de hoje será decisivo para Pel Lages (Cidadania), prefeito de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul. Isso por que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) prevê julgar a cassação do mandato do gestor por suspeita de abuso de poder econômico e político na sessão desta segunda-feira.

Diante do julgamento dos supostos crimes cometido por Pel, que foi reeleito em 2020 com 44,64% e já foi vereador por quatro mandatos, os moradores da cidade estão na expectativa de saber o que acontecerá ao gestor, que, caso condenado, deve perder o mandato.

A investigação começou após uma suposta mensagem de áudio comprometedora enviada pelo prefeito a um servidor público, oferecendo vantagem em troca de seu voto e do apoio político. Não deu outra. O ex-prefeito José Barbosa moveu ação na justiça, que acatou e requereu a instauração de investigação judicial eleitoral para “apuração da captação ilícita de apoio e abuso do poder político”.

A questão vem se arrastando em incertezas desde o último dia 28 de maio de 2021, quando o juiz eleitoral de Barreiros, Rodrigo Viana, já havia determinado a cassação dos mandatos do prefeito e da vice, Bruna de Odacir (Cidadania), além de tornar inelegível o gestor pelo período de oito anos, a contar das eleições de 2020.

Em agosto de 2021, a Justiça Eleitoral de Pernambuco manteve, em Primeira Instância, a decisão de cassar os mandatos do prefeito e da vice-prefeita do município. Os condenados apresentaram os embargos de declaração, alegando que a sentença foi omissa. O juiz eleitoral, porém, manteve a decisão de não acolher o recurso e alegou que as partes usaram dos embargos por estarem inconformados com o julgamento, mas que cabia apelação ao TER-PE, chegando assim ao dia de hoje, onde todos se voltam para saber o futuro dos gestores e do município. Vamos aguardar.

 

“Pix eleitoral”

Danilo Cabral, pré-candidato da Frente Popular ao Governo de Pernambuco, acusou o presidente Jair Bolsonaro de transformar o Bolsa Família em um “pix eleitoral” para mexer com a “consciência das pessoas” com o Auxílio Brasil. O socialista defendeu o programa de assistência do ex-presidente Lula e também o 13º salário estadual implantado pelo Governo de Pernambuco. As declarações foram dadas durante visita ao município de Capoeiras neste domingo.

 

Até que se prove o contrário

Diante de inúmeras conversas que surgiram nos últimos dias sobre os nomes do PT para o Senado, e vendo seu nome ser cotado ao cargo de vice-governadora da Frente Popular, a deputada federal Teresa Leitão (PT) foi categórica: só deixa essa pretensão se for para concorrer como senadora, caso contrário continuará sendo pré-candidata a deputada federal.

 

Reajuste

O prefeito Ângelo Ferreira (PSB), de Sertânia, no Sertão do Moxotó, sancionou o Projeto de Lei nº 1.761/2022, que reformula o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério municipal de Sertânia. A atualização do PCCR foi aprovada pela Câmara de Vereadores na última semana e o reajuste começa a ser pago ainda em abril, com efeitos financeiros retroativos a janeiro de 2022.

Veja também

Experience Club Nordeste reúne lideranças empresariais locais no Jantar do Ano
ENCONTRO

Experience Club Nordeste reúne lideranças empresariais locais no Jantar do Ano

Casa de "Esqueceram de mim" precisa de proteção policial todo fim de ano
Proteção

Casa de "Esqueceram de mim" precisa de proteção policial todo fim de ano

Newsletter