Diplomações ajustadas
No Sertão do Araripe diversos municípios já estão preparando as cerimônias de diplomação das eleitas e eleitos nos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito nas Eleições 2024. O momento solene marca uma verdadeira celebração da democracia, onde os candidatos finalmente recebem o título oficial de 'agora sim, representantes do povo'. O ato encerra o processo eleitoral e habilita os eleitos a tomarem posse, sendo realizada a entrega dos diplomas assinados pelos juízes eleitorais de cada cidade.
Dia 13 de Dezembro, os eleitos e reeleitos de Trindade tomam posse no auditório da Câmara Municipal, com programação restrita aos familiares, convidados dos diplomados e autoridades locais. Com programação já agendada, até o dia 19 deste mês, os municípios de Exu, Moreilândia, Ipubi, Bodocó, Granito, Araripina, Ouricuri, Santa Filomena e Santa Cruz também realizarão diplomação.
O processo eleitoral, agora finalizado, deixa para trás as tensões da campanha. Os municípios vivem um momento de renovação política, com as diplomações marcando o encerramento de um ciclo eleitoral e o início de um novo capítulo para a região.
Caso encerrado
A oposição de Goiana comemora a cassação do registro de Eduardo Honório (UB), que teve a candidatura indeferida em decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Honório ficou sub júdice quando tentava um terceiro mandato consecutivo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o impedimento da posse e o prefeito em exercício tem um prazo de 90 dias para convocar novas eleições na cidade. Com a decisão, o presidente da Câmara Municipal governará a prefeitura interinamente, até que novas eleições sejam convocadas.
Final caótico
Em Arcoverde, Sertão do Moxotó, no fim da administração do prefeito Wellington Maciel (MDB), servidores contratados e prestadores de serviços afirmam que teriam recebido a informação - mas nada oficial - que os salários de dezembro serão pagos apenas no próximo governo, quando o prefeito eleito Zeca Cavalcanti (PODE) assume o mandato. Além disso, um galpão onde foi instalado a Comissão Permanente de Licitação (CPL) do município e que, funciona o depósito de equipamentos, foi interditado pelo proprietário do imóvel que reclama atraso no pagamento do aluguel.
Na mira da Justiça
Eleito com 1.279 votos em outubro deste ano para a Câmara de Petrolina, Sertão do São Francisco, o vereador Carlos Alberto dos Santos, - o Júnior Gás – está sob ameaça de ser cassado. O motivo seria um suposto abuso de poder econômico. A ação de investigação foi formalizada à justiça pelos suplentes de vereador, Cícero Freire e José Peixoto – ambos do Avante, a mesma legenda de Júnior Gás. O vereador eleito tem um prazo de cinco dias para fazer sua defesa, por meio de documentos e de testemunhas. A decisão foi do juiz da 83ª Zona Eleitoral, Sydnei Alves Daniel.