Logo Folha de Pernambuco

Doriel e o sim que pode virar não entre PT e PSB

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco e deputado estadual, Doriel Barros, falou a este colunista sobre a situação do partido diante da decisão do diretório nacional em apoiar a candidatura de Marília Arraes para a Prefeitura do Recife nas eleições deste ano, indo de encontro à direção municipal que deseja manter a aliança política com a Frente Popular na capital pernambucana, e todas as consequências para as eleições de Petrolina. 

Doriel explicou que, na maior cidade do Sertão, a escolha foi em consenso e que não houve imposição em torno da pré-candidatura do ex-deputado estadual Odacy Amorim para disputar a prefeitura da cidade. Mas antes dessa paz reinante, a vereadora Cristina Costa chegou a se apresentar como a candidata do partido para este ano, após consecutivas derrotas do ex-deputado nas últimas eleições.

Cristina endureceu o jogo, disse que Odacy não era orgânico, tinha mais convencionais e, inexplicavelmente, abriu mão da disputa quando sua vitória nas disputas internas era certa. Para Doriel Barros a celeuma envolvendo o Diretório nacional e municipal no Recife, pode contaminar a paz partidária decidida em Petrolina, com as bênçãos do PSB. O deputado sabe que o não do PT em Recife pode mudar o sim oferecido no interior. Na política é assim, a partilha muda se a contrapartida não chegar.

Água Branca > O ex-vice-prefeito da cidade, Júlio Cesar Firmino (PSB), foi o escolhido da oposição para tentar impedir a reeleição do prefeito, Tom Firmino (MDB), que terá Beroaldo como vice. Na chapa de Júlio, quem caminha como pré-candidato a vice é o vereador Nery. O bloco de oposição fecha a chapa com uma perda considerável; o vereador Cigano, mais votado na última eleição, troca de palanque e vai apoiar a reeleição de Tom. 

Rejeição mantida > Em Sertânia o ex-prefeito Guga Lins perdeu mais uma vez o julgamento das contas de sua gestão referentes a 2015. O Tribunal de Contas de Pernambuco, negou-lhes provimento e manteve o parecer prévio em que rejeita as referidas contas.

Câmara rejeitou > A Câmara de Vereadores de Tuparetama manteve, por 5 votos, a rejeição das contas do ex-prefeito, Deva Pessoa. A Sessão Extraordinária foi presidida pela vereadora Vandinha da Saúde, interinamente no lugar do presidente Danilo Augusto. Com a rejeição, Deva poderá se tornar inelegível e desfalcar a oposição na disputa pela prefeitura. 

Negou o porta-a-porta > Em Afogados da Ingazeira o grupo que forma a oposição na cidade foi acusado de estarem infringindo o isolamento social para realização de campanha política de porta em porta. Em nota, o grupo negou que tenha realizado reuniões, pedidos de voto ou qualquer encontro de campanha eleitoral por parte de algum pré-candidato da oposição no município.

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

STM frustrou dezenas de pedidos para anular decisões e prender Moraes após derrota de Bolsonaro
BRASIL

STM frustrou dezenas de pedidos para anular decisões e prender Moraes após derrota de Bolsonaro

Newsletter