Logo Folha de Pernambuco

Duas cidades pernambucanas terão eleições dia 30 de outubro

As próximas eleições, que acontecem dia 30 de outubro, não vão ser apenas entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O pleito vai acontecer também em Pesqueira e Joaquim Nabuco, em Pernambuco, e em mais seis cidades pelo país: Canoinhas (SC), Pinhalzinho (SP) Cachoeirinha (RS), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), e Vilhena (RO).

Quem vencer as eleições, não vai governar por quatro anos, e sim por dois anos para disputarem juntos com os demais prefeitos do Brasil, dentro do calendário eleitoral normal.

Nos municípios pernambucanos as eleições vão acontecer em Pesqueira porque o ex-prefeito Marquinhos Xukuru tornou-se inelegível por conta de crime contra o patrimônio privado, em 2003. Já em Joaquim Nabuco, o prefeito e vice-prefeito Antônio Raimundo Barreto Neto e Eraldo de Melo Veloso tornaram-se réus e foram condenados por compra de votos e abuso de poder econômico.

Esta será a primeira vez que uma eleição suplementar acontece no mesmo dia de uma eleição geral. Coisas de um país chamado Brasil.

Na competência
O presidente estadual do Partido Progressistas (PP), deputado federal reeleito Eduardo da Fonte, e o vice-presidente e deputado federal eleito Lula da Fonte, reuniram-se com os parlamentares eleitos e suplentes, além de prefeitos, vereadores e filiados da sigla. A pauta tratou do apoio que será dado neste segundo turno em Pernambuco. “Esse foi um momento importante para o nosso partido, com demonstração de unidade e força. Para esta decisão, iremos levar em consideração a capacidade administrativa e a competência para governar o nosso Estado pelos próximos quatros anos “, destacou Eduardo da Fonte.

Para educar
Em Petrolina, a vereadora Samara da Visão (PSD) propôs na Casa Plínio Amorim a obrigatoriedade de exibição de vídeos educativos em aberturas de shows, eventos culturais e similares, que envolvam dinheiro público, para alertar e conscientizar as pessoas sobre a violência contra mulheres. Pelo projeto os vídeos também deverão informar sobre a existência do serviço 180, para denúncia sobre esse tipo de violência e crimes de gênero, bem como destacar que a respectiva ligação não será identificada. “Eu acredito muito na política de prevenção, por isso a gente apresentou esse projeto. O agressor nunca começa matando a vítima. É todo um cenário que vai se construindo, até chegar ao ponto de a vítima perder a vida”, argumentou.

Sem fake News
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TER-PE) está apertando o cerco contra as fake news. Já deferiu quatro liminares contra a divulgação de levantamentos de intenção de voto, determinando a remoção de postagens de uma pesquisa atribuída ao “instituto Data Fox”, que não teve existência confirmada. Por esse motivo, suspendeu a publicação. Quem acionou para a retirada das postagens foi a Coligação ‘Pernambuco na Veia’.

Comemorando
Quem está comemorando com força é Cleber Chaparral (UB), que se elegeu como deputado estadual com boa votação nas últimas eleições. Sua esposa, prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (UB), o vice-prefeito Maciel Sales (MDB), vereadores e lideranças políticas acompanharam os eventos em Casinhas e Machados.

Veja também

STF retoma julgamento que discute responsabilidade de redes por conteúdos dos usuários
RETOMADA

STF retoma julgamento que discute responsabilidade de redes por conteúdos dos usuários

Comissão Federal de Comércio dos EUA abre investigação antitruste contra a Microsoft
Tecnologia

Comissão Federal de Comércio dos EUA abre investigação antitruste contra a Microsoft

Newsletter