Duro na oposição, Romero Albuquerque denuncia morte de idoso em UPA
O deputado estadual pernambucano Romero Albuquerque (PP) permanece no ataque. Ele fez uma denúncia a respeito da morte de um idoso de 74 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife. Israel Fernandes apresentava quadro de insuficiência respiratória e, segundo o parlamentar, esperou durante 13 dias por um leito de UTI.
“Ele usava a mesma roupa desde que chegou. O paciente já tinha o número de inscrição na Central de Regulação de Leito, mas isto lhe foi negado, mesmo com determinação do Ministério Público obrigando o Estado a lhe conceder o leito em 48 horas. O governo aplicou investimentos na Saúde, então o que falta é gestão. Se nem a demanda da capital consegue ser atendida, o que as pessoas das demais regiões têm sofrido com o sistema de saúde?”, perguntou Albuquerque.
Familiares do idoso disseram ao deputado que o idoso, identificado por Israel, foi tratado com descaso. “O estado dele era gravíssimo e, mesmo com pedido ao MPPE desde o dia 5, meu tio morreu sem assistência”, comentou Douglas Brito, sobrinho do paciente.
Ainda segundo o deputado oposicionista, no período entre janeiro e fevereiro de 2021, o governo aplicou R$ 908,54 milhões em gastos líquidos na área da saúde. Romero conta que a UPA de Nova Descoberta já foi alvo de outras denúncias durante a pandemia, a exemplo da falta de leito e lotação. “Esse senhor sofreu por duas semanas. Outras famílias passaram pelo mesmo, nesta mesma unidade. Quantos outros casos não são denunciados?”, indagou o deputado.
Recursos para Moreno
O deputado federal Eduardo da Fonte, acompanhado do vice-presidente estadual do Partido Progressistas (PP), Lula da Fonte, anunciou novos investimentos para o município de Moreno (RMR). Os recursos serão destinados para construção de creches e escolas. Durante visita ao município, o deputado também esteve no mercado municipal, onde foi recebido por populares, e na centenária Estação Ferroviária, que recebeu um vagão de trem doado pela CBTU, que será transformado em um grande atrativo turístico do município. O presidente do IPA, Kaio Maniçoba, também acompanhou a equipe.
Condecoração
A prefeita do Ipojuca, em Suape, Célia Sales, e a vice-prefeita Patrícia Alves, receberam uma condecoração da Agência de Meio Ambiente da Suécia e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Públicas (Abrelpe) por ser a “cidade do lixo fora d’água”. De acordo com Gabriela Otero, coordenadora técnica da Abrelpe e do projeto Lixo Fora D’água, desde que foi selecionada em 2019, Ipojuca se tornou referência nas ações e na condução das políticas voltadas para a limpeza do meio ambiente.
Agenda retomada
Ex-prefeito de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, e pré-candidato a deputado estadual, Luciano Duque (PT) retomou as agendas da Caravana Pernambuco Mais Forte, após as festas de final de ano. Ele visitou a feira livre na cidade de Triunfo e a comunidade de Brejinho, também no Pajeú. A agenda é acompanhada pelo ex-prefeito de Triunfo, Dr. Eduardo Melo, e lideranças como Wilson Júnior, Dennis de Canaã, Júnior de Luís Pedro e Dr. Antônio Melo (Toninho).