Logo Folha de Pernambuco

Eleição da mesa diretora tem xingamentos e pancadaria na Câmara de Tabira

Em Tabira, no Sertão do Pajeú, uma eleição para a formação da nova mesa diretora 2023/2024 da Câmara de Vereadores terminou em pancadaria, nesta semana. De acordo com imagens, que já circulam nas redes sociais, o parlamentar Vianey Justo acusou o colega Dicinha do Calçamento de ter sido “escoltado pela polícia”.

“Essa sessão era diferente porque a dois anos teve vereador escoltado pela polícia. E o povo sabe quem foi. Foi Dicinha do Calçamento”, disse Vianey. Dicinha se levantou e partiu, na mão, para cima do colega, aos gritos: “Foi tua mãe ‘fii’ de rapariga!”.

Uma briga generalizada iniciou, com invasão de outras pessoas na tribuna, impedindo o andamento da sessão. Com isso, o presidente da Casa, Djalma das Almofadas encerrou a reunião.
A discussão teve gritaria, quebra-quebra e cadeiras atiradas. Houve até quem assegurasse que teve parlamentar que teria recebido R$ 700 mil reais para mudar o voto na época da eleição.
A chapa governista é composta por Valdemir Filho (presidente), Eraldo Moura (1º secretário) e Ilma de Cosme (2ª secretária). A chapa tem o apoio da prefeita Nicinha Melo, do ex-prefeito Dinca Brandino e do vice-prefeito Marcos Crente.

A chapa oposicionista é composta por Djalma das Almofadas (presidente), Pipi da Verdura (1º secretário) e Kleber Paulino (2º secretário).

Civilidade política
Durante homenagem ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que aconteceu nesta semana, em Petrolina, uma presença chamou a atenção. Foi a do ex-deputado estadual Odacy Amorim, que foi vice-prefeito de Fernando entre 2005 e 2006 e que depois assumiu a prefeitura quando FBC se afastou do cargo para ser secretário de Desenvolvimento Econômico, do Governo Federal. Fernando fez uma manifestação pessoal e carinhosa ao colega político. 

Os limites
A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), aprovou projeto de lei de autoria do deputado Antonio Moraes (PP), que pretende retificar a representação dos limites conceituais entre municípios do Estado de Pernambuco. A proposta modifica o texto de lei originada de projetos de lei do próprio autor e do deputado Joaquim Lira, do PV. De acordo com justificativa, as alterações sugeridas pretendem aperfeiçoar os procedimentos a serem adotados na correção de limites, estabelecendo prazos e conceituando de maneira mais precisa o que se entende por correção técnica, de modo a contribuir com o processo de consolidação do memorial descritivo dos limites territoriais dos municípios pernambucanos.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

CMDO 7ª REG. MILITAR - BA CURADO - edital

CMDO 7ª REG. MILITAR - BA CURADO - edital

Newsletter