Logo Folha de Pernambuco

Em Cabrobó, prefeito se afasta e presidente da câmara assume prefeitura

O prefeito de Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, Galego de Nanai, ficará afastado do cargo por 30 dias para realizar exames de saúde e organizar questões pessoais. O anúncio foi feito pelo gestor em suas redes sociais.

Como o vice-prefeito, Lucas Novaes, que seria o sucessor natural de Nanai, está licenciado do cargo por seis meses, quem ficará no cargo será o presidente da Câmara Municipal, Paulo Gonçalves.

“Vou aproveitar o mês de janeiro para cuidar um pouco da saúde e da família e organizar algumas questões de ordem pessoal. Desde o início da gestão, estamos em um ritmo intenso de trabalho com 3 anos ininterruptos pegando no batente. É hora de recarregar um pouco as energias e cuidar da saúde. Durante meu afastamento, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara, Paulo Gonçalves. Ele tem sido um parceiro da gestão e tem nos ajudado na condução da cidade, proporcionando harmonia entre Legislativo e Executivo”, declarou o prefeito.

Nanai e Paulo Gonçalves participaram de uma reunião com os secretários municipais, onde foram traçadas metas para execução em janeiro, e após o retorno do prefeito, em fevereiro.

Com o vereador Paulo Gonçalves assumindo interinamente a prefeitura, a Câmara Municipal de Cabrobó ganhará um novo vereador. Trata-se de Jorge Cavalcante, o qual deverá assumir já na próxima segunda-feira (8).

De olho na Câmara Federal

Ainda estamos em 2024, mas o foco do prefeito de Ouricuri (Sertão do Araripe), Ricardo Ramos, é a Câmara Federal em 2026. Ele anunciou sua pré-candidatura durante entrevista à uma rádio local em Petrolina e falou que já está conversando com alianças. Disse que seu objetivo é representar a região, que nunca teve um representante na Câmara Federal. A caminhada é longa.

Recomendação

Para incentivar ações em favor da população negra em Garanhuns (Agreste), concretizando o princípio constitucional da igualdade, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à prefeitura que no concurso público a ser realizado, promova a reserva de vagas aos quilombolas nos cargos lotados nos quilombos e a implantação de cotas raciais para a população negra municipal em todos os cargos disponibilizados, como efetivação do princípio da igualdade e das políticas afirmativas definidas pelo Estatuto da Igualdade Racial e pela convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A recomendação foi publicada no Diário Oficial do MPPE na última terça-feira (2).

Recomendação II

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Surubim, recomendou às Prefeituras de Casinhas, Surubim e Vertente do Lério (todas no Agreste) que elaborem e apresentem o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A iniciativa tem como objetivo garantir o direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Segundo o promotor de Justiça Garibaldi Cavalcanti Gomes da Silva, autor das recomendações, o PMSB ou Plano Regional de Saneamento Básico (PRSB) é instrumento fundamental para o alcance das metas de universalização dos serviços de abastecimento d’água, coleta e tratamento de esgoto, previstas no Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Veja também

Mais de 34 mil candidatos se inscrevem para primeira eleição de juízes no México
México

Mais de 34 mil candidatos se inscrevem para primeira eleição de juízes no México

Barreirinhas: Se não se confirmar compensação à desoneração, a AGU será acionada
FOLHA

Barreirinhas: Se não se confirmar compensação à desoneração, a AGU será acionada

Newsletter