Logo Folha de Pernambuco

Em Petrolina, vereadores enfrentam risco de cassação por infidelidade partidária

Em Petrolina, Sertão do São Francisco, uma nova turbulência começa a se desenhar na Câmara Municipal de Petrolina, que tem como protagonistas os vereadores Ronaldo Silva e Gaturiano Cigano. Ambos estavam filiados ao União Brasil, mas decidiram deixar a legenda porque estariam sofrendo “perseguição política”. Pelo menos é isso que alegam.

A celeuma se dá porque Ronaldo retornou ao PSDB e Gaturiano migrou para o PV. Ocorre que a legislação eleitoral não permite essa mudança, a menos que os dois fossem expulsos do partido.

“Mesmo assim, precisa ser uma expulsão que tenha uma justificativa e um amparo jurídico, caso contrário seria infidelidade partidária porque os mandatos não são deles, são do União Brasil”, informou uma fonte dentro do Legislativo petrolinense.

Se o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) entender que não houve uma razão plausível para os dois vereadores trocarem de partido, eles poderão ficar sem mandato e a Câmara de Petrolina passaria por uma reconfiguração. Um dos beneficiados seria o suplente de vereador Ronaldo Cancão (UB).

Os dois vereadores alegaram “perseguição política”. Ronaldo Silva já concedeu entrevista e rechaçou a possibilidade de cassação, assegurando que a chance de perder o mandato por conta disso “é zero”. “Foi o presidente estadual (do UB, Marcos Amaral) quem nos expulsou”, argumentou o vereador.

Sem monitores

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça local, ingressou com uma ação civil pública em contra o município de Cabrobó, requerendo tutela de urgência com a finalidade de que sejam disponibilizados monitores capacitados para supervisionar os estudantes da rede municipal de ensino, durante o deslocamento de sua residência até a Escola Municipal em que se encontram matriculados. O transporte estava ocorrendo sem a presença de um monitor para supervisioná-los ao longo do percurso, inclusive no embarque e desembarque. O prefeito Galego de Nanai (Avante) já foi informado e busca a resolução do problema.

O choque da deputada

A deputada Rosa Amorim (PSOL) revelou que ela e outras pessoas sofreram choque elétrico causado por um poste público durante uma prévia carnavalesca do Bloco Elefantes de Olinda, na cidade alta, em Olinda. “Estava chovendo bastante, enquanto estava caminhando perto da orquestra. Quando chegamos perto do poste, recebi, junto com uma amiga, uma carga muito forte e fui arremessada pelo impacto. Não dá tempo de entender muita coisa. Fiquei ainda por alguns segundos paralisada. A sensação é que eu podia ter morrido”, afirmou. Rosa Amorim protocolou um apelo ao prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), e ao presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, para realizar, com a maior brevidade possível, vistorias e manutenção da rede elétrica nas ruas de Olinda.

O calendário

Em Caruaru, no Agreste, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) lançou, de forma inédita, o Calendário Cultural 2023. O objetivo é o de que toda a população possa se programar, anualmente, de acordo com o calendário de eventos, o que envolve diversos setores da sociedade como a economia, a geração de emprego e renda, movimentação no comércio local, atrativo para os turistas e, consequentemente, a rede hoteleira da cidade, que com tempo hábil poderá montar toda uma grade logística para receber o grande volume de pessoas.

Veja também

Presidente do México conversa com Trump sobre migração e segurança
Migração

Presidente do México conversa com Trump sobre migração e segurança

Defesa de Trump pede anulação de multa de US$ 454 milhões por fraude
Trump

Defesa de Trump pede anulação de multa de US$ 454 milhões por fraude

Newsletter