Logo Folha de Pernambuco

Em Salgueiro, Câmara afasta vereador por quebra de decoro

A política está fervendo em Salgueiro, no Sertão Central. É que a Câmara de Vereadores da cidade acatou, por um placar de 8 votos a 6, a denúncia feita pelo vereador Agaeudes Sampaio contra o colega Bruno Marreca por quebra de decoro parlamentar. Pela mesma quantidade de voto, a Casa decidiu suspender o parlamentar por 60 dias enquanto uma comissão irá analisar o processo.

Agaeudes afirma que sofreu calúnia na sessão ordinária da última semana, quando Bruno disse que ele havia deixado um débito de R$ 1 milhão na Fachusc em dezembro de 2020. Em sua defesa, o vereador disse que se desincompatibilizou da AEDS/Fachusc em abril daquele ano, por isso, não era ordenador de despesas da faculdade no final do ano. Disse ainda que a fala causou danos emocionais em sua família, maculando sua imagem perante à sociedade salgueirense.

Após muita celeuma sobre quem iria compor a comissão que irá analisar o caso, criou-se, por meio de sorteio, uma equipe que irá decidir se haverá o pedido de cassação do mandato do vereador no plenário. Para isso, serão necessários dois terços dos votos.

Em Salgueiro, o vereador Emmanuel Sampaio (DEM) já teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) após uma série de acusações constatadas contra ele. Emmanuel foi investigado por abuso de poder econômico e corrupção eleitoral – pagamento de vantagem indevida, ainda que de pequena monta, a eleitores, no pleito municipal de 2020, conforme provas colhidas pela Polícia Federal.

Comemorando
O prefeito Alvinho Porto, de Quipapá comemorou os 121 anos de emancipação política da cidade ao lado do deputado federal André Ferreira (PSC), que destinou R$ 500 mil para a saúde do município e, também equipamentos para obras. O deputado está correndo para ampliar suas bases eleitorais.

Suspendeu
O prefeito de Gravatá, padre Joselito (PSB), resolver suspender as aulas presenciais das escolas municipais, estaduais e da rede particular de ensino. A medida foi aplicada para conter o avanço do coronavírus. As aulas remotas vão continuar. A medida foi tomada depois da do Governo de Pernambuco para a 2ª Macrorregião de Saúde, que inclui a IV e V Geres, com sedes em Caruaru e Garanhuns, respectivamente. 

Assumiu
Com um olho na administração e outro na política, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), acaba de assumir a vice-presidência regional do Semiárido da Frente Nacional de Prefeitos. Em reunião on-line a prefeita aproveitou para debater temas como pandemia, financiamento, mobilidade urbana, financiamento da saúde e alternativas para recuperação econômica e geração de emprego e renda.

Secretário sabatinado
Depois da confusão se era convite ou convocação, o secretário de Educação de Caruaru, João Paulo Derocy, foi finalmente à Câmara de Vereadores. A primeira chamada foi para o dia 6 de maio, mas alegou problemas na agenda e remarcou. Foram muitas críticas na cidade toda reclamando da ausência. A sabatina foi sobre entregas com atraso do cartão merenda, possibilidade da volta às aulas, vacinação dos professores, má estrutura das escolas e baixos salários pagos aos professores contratados.

Veja também

FPA cobra ações no Congresso contra barreiras comerciais francesas ao agro brasileiro
PROTESTO

FPA cobra ações no Congresso contra barreiras comerciais francesas ao agro brasileiro

Aviões arremetem no Aeroporto de Congonhas devido ao vento
AVIAÇÃO

Aviões arremetem no Aeroporto de Congonhas devido ao vento

Newsletter