Em Serra Talhada, rompimento de prefeita com padrinho político se consolida
O rompimento da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), com o seu padrinho Luciano Duque (SD), agora caminha para acontecer de vez. Os dois lados sempre negaram rusgas, mas agora maquiagem nenhuma vai mais esconder as feridas.
Isso porque a candidata petista foi pessoalmente declarar seu apoio a Raquel Lyra (PSDB), e ainda levou os vereadores Robério, Severina e Valdemar, do PT de Calumbi, e o ex-prefeito Cícero Simões. Nem, o vídeo gravado e divulgado por Lula, em apoio a Marília Arraes (SD), conseguiu sensibilizar Márcia Conrado, que é coordenadora da campanha à Presidência do petista no Sertão do Estado.
“Estamos aqui reunidos com Raquel por entender que ela é a mais preparada para governar o nosso Estado e fazer as mudanças que os pernambucanos e pernambucanas tanto sonham. Uma mulher guerreira, que já mostrou que sabe fazer, quando foi prefeita de Caruaru, e, acima de tudo, que tem capacidade de liderança e de unir todos em prol de um único objetivo: transformar Pernambuco pra melhor”, disse Márcia, através de comunicado.
A candidata a governadora Raquel Lyra, claro, agradeceu o apoio enaltecendo as qualidades de gestora, a quem chamou de “comprometida com ações que melhoram e transformam a vida das pessoas”. “O apoio de Márcia mostra que nossa candidatura está unindo Pernambuco. É uma honra tê-la conosco ao lado desse grupo tão representativo do Sertão”, discursou.
Luciano Duque, que é amigo pessoal e aliado de primeira hora de Marília, ainda não se pronunciou. Mas, aos amigos, afirma que a decepção é enorme.
Os que votaram
No primeiro turno das Eleições 2022, um total de 81,80% dos eleitores pernambucanos compareceu às urnas e 18,20% se abstiveram de votar na média de todas os 184 municípios e mais o distrito estadual de Fernando de Noronha. Mas alguns municípios se destacaram no quesito participação do eleitorado, com um índice de votação acima da média, e, na outra ponta, em outros foi registrado uma elevada abstenção. No quesito participação do eleitorado, a cidade pernambucana com o maior índice de votantes no último dia 2 de outubro foi Riacho das Almas (Agreste): 87,48% dos seus 19.656 eleitores votaram no 1º turno, contra uma abstenção de 12,52%, a menor do Estado. Pombos (Agreste), com 87,32% de votantes, Olinda (86,84%), Camaragibe (86,80%) e São Lourenço da Mata (86,63%) fecham a lista das cinco cidades com maior participação do eleitorado. O Recife, com 85,81% de participação, ficou na 11ª posição do ranking.
Em Salgueiro
Em Salgueiro, no Sertão Central, integrantes do time de Anderson Ferreira (PL) reuniram os conservadores para declarar apoio à campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Anderson foi pessoalmente e levou o deputado estadual Alberto Feitosa (PL) e o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL). Os sertanejos presentes foram o ex-prefeito Clebel Cordeiro (PL); o vereador André de Zé Esmeraldo (PL); George Sampaio, liderança bolsonarista na região; e Kleber, empresário e presidente municipal do PL.