Logo Folha de Pernambuco

Empréstimo para pagar professores vira dor de cabeça em Ouricuri

Em Ouricuri, Sertão do Araripe, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, em primeira e segunda votação, o projeto de lei 031/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o prefeito Ricardo Ramos (PSDB) a abrir crédito adicional especial ao orçamento do exercício de 2023, para a liberação de R$ 28 milhões. O recurso seria para o pagamento aos professores, referente à parte dos precatórios do Fundef.

Ainda assim, os professores protestaram contra o desconto de 27,5% do Imposto de Renda (IR). Agora o município já está autorizado a fazer o repasse aos professores que têm direito a receber o recurso, assim que este seja liberado.

O presidente da Casa Rodrigo Castor, vereador Iran Severo, se defendeu das críticas afirmando que não compete ao Legislativo decidir sobre o desconto, e sim ao Executivo.

O presidente disse que os vereadores estão do lado da categoria, e a Casa esteve ao lado dos professores durante a luta deles. Na Casa, os parlamentares se sentem com o dever cumprido, mas a bronca é grande para o lado do prefeito.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Ouricuri, Dhonne Monteiro, disse que considera “uma facada” nas costas dos professores e que sua entidade, em conjunto com a Associação dos Professores do Araripe, irá judicializar para a derrubada do acórdão do TCE-PE, evitando assim que os beneficiários (professores) sejam penalizados.

Turismo do Vale

A convite da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o secretário de Turismo e Lazer do Recife e deputado estadual licenciado, Antonio Coelho, participou de audiência pública em Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), para debater a Produção de Uvas, Vinhos e o Enoturismo. Durante sua participação no encontro, Antonio apresentou sugestões para fomentar o turismo na região, assim como propostas para ampliar a participação dos produtos do Vale nos principais mercados internacionais. Reduzir o ICMS do querosene de aviação para o aeroporto de Petrolina, aliado a esforços maiores de promoção turística da região através de Embratur e Empetur, estiveram entre as propostas apresentadas por Antonio para o setor.

Cortes financeiros

Líder da oposição na Alepe, Dani Portela (PSOL) registrou alguns cortes financeiros previstos pela LOA 2024 nas áreas de educação e saúde. Segundo a parlamentar, em comparação ao orçamento de 2023, o Governo do Estado reduzirá os investimentos em programas de educação de jovens, adultos, indígenas e quilombolas. Também haverá contenção nos orçamentos voltados à reforma de unidades do Sassepe (Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco) e do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado). Os cortes apontados pela oposicionista variam de 16% a 75% e, na avaliação dela, são injustificados.

Orçamento da Criança

A deputada estadual Simone Santana (PSB) destacou uma novidade inaugurada na LOA 2024: o Orçamento da Criança. Instituída pela EC nº 60/2023, a medida prevê o registro de todas as despesas nas áreas de saúde, educação, assistência social e ações intersetoriais voltadas, direta ou indiretamente, para crianças com até seis anos de idade. Coordenadora da frente parlamentar em defesa desta faixa etária, a parlamentar registrou que Pernambuco é um dos primeiros Estados do país a promover esta ferramenta, que trará mais transparência no uso dos recursos. De acordo com a LOA aprovada na quarta-feira, o investimento direcionado à primeira infância no próximo ano será de R$ 2,1 bilhões.

Veja também

Ministério da Saúde lança painel de vacinas para monitoramento de doses
Vacinas

Ministério da Saúde lança painel de vacinas para monitoramento de doses

Juíza arquiva caso contra Trump por interferência eleitoral
Estados Unidos

Juíza arquiva caso contra Trump por interferência eleitoral

Newsletter