Encontro de deputados da oposição é declaração de que a guerra vai ser “na vera”
Quando quatro parlamentares pernambucanos atenderam o chamamento, ontem, da deputada estadual Dani Portela (PSOL), líder da oposição na Casa Joaquim Nabuco, foi instaurado o marco do ano na pressão que darão à governadora Raquel Lyra (PSDB). Os deputados do PT faltaram.
A crítica maior foi a falta de avanços do governo em áreas importantes. A falta de diálogo esteve sempre no centro das discussões. Eles reclamam da falta de conversa com os próprios parlamentares, profissionais e sindicatos e gestores públicos pelo Estado inteiro.
“Nós chegamos até aqui com diversos avanços na agenda política estadual, mas há diversas lacunas que merecem ser pontuadas a fim de construirmos uma agenda positiva que garanta os direitos do povo pernambucano”, disse Dani Portela, que analisou o desempenho da segurança pública e destacou a demora de quase 10 meses para apresentação do Programa ‘Juntos Pela Segurança’, que fez crescer os índices de violência no Estado.
“Sem falar no aumento dos casos de violência contra a mulher, com o desmonte da Secretaria da Mulher e a situação alarmante das Casas Abrigo; e o aumento em quase 30% da letalidade em decorrência da ação policial”, afirmou a deputada.
Os parlamentares oposicionistas levaram um dossiê com críticas em todas as áreas. O que ficou claro é que o tempo de carência acabou, e agora a briga vai ser na vera!
Verba
O município de Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú) receberá investimentos de R$ 1,5 milhão, frutos de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Veras (PT). A articulação foi do vice-prefeito Daniel Valadares (MDB). Segundo ele, a verba será destinada para obras de infraestrutura no município.
Sorriso largo
Quem tem estampado um sorriso largo no rosto é a pré-candidata à Prefeitura de Iati (Agreste), Maria Augusta. Ela tem sido bem avaliada em pesquisas recentes e ficou à frente de Camila Souza, que é a pré-candidata do prefeito Antônio José Souza. Um dos articuladores da caminhada de Maria Augusta é o deputado federal do Avante, Waldemar Oliveira.
Pressão
Desde o início de 2023 o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) tem cobrado publicamente, e em todas as reuniões de negociação, o pagamento do precatório do Fundef com prioridade pelo governo do Estado. O Sindicato diz que sempre argumentou que este direito dos professores da rede estadual está consolidado, e que o governo precisava atentar-se às questões burocráticas para cumprir o cronograma e resolver as pendências existentes de herdeiros e demais atrasos. O Sintepe tem exposto essa e outras demandas em suas redes sociais, como forma de pressionar e reforçar as cobranças à gestão Raquel Lyra.
Voltem todos
Mais uma confusão para os prefeitos pernambucanos. A governadora Raquel Lyra (PSDB) expediu portaria chamando de volta todos os servidores do Estado cedidos aos municípios. “O Governo de Pernambuco vem, através desta Secretaria de Administração, formalizar junto a Vossa Excelência, o pedido de retorno dos servidores e empregados públicos estaduais cedidos a essa Municipalidade, a partir de 02.01.2024”. Essa é a redação da portaria que todos os prefeitos receberam.