Logo Folha de Pernambuco

Encontro de deputados da oposição é declaração de que a guerra vai ser “na vera”

Quando quatro parlamentares pernambucanos atenderam o chamamento, ontem, da deputada estadual Dani Portela (PSOL), líder da oposição na Casa Joaquim Nabuco, foi instaurado o marco do ano na pressão que darão à governadora Raquel Lyra (PSDB). Os deputados do PT faltaram.

A crítica maior foi a falta de avanços do governo em áreas importantes. A falta de diálogo esteve sempre no centro das discussões. Eles reclamam da falta de conversa com os próprios parlamentares, profissionais e sindicatos e gestores públicos pelo Estado inteiro.

“Nós chegamos até aqui com diversos avanços na agenda política estadual, mas há diversas lacunas que merecem ser pontuadas a fim de construirmos uma agenda positiva que garanta os direitos do povo pernambucano”, disse Dani Portela, que analisou o desempenho da segurança pública e destacou a demora de quase 10 meses para apresentação do Programa ‘Juntos Pela Segurança’, que fez crescer os índices de violência no Estado.

“Sem falar no aumento dos casos de violência contra a mulher, com o desmonte da Secretaria da Mulher e a situação alarmante das Casas Abrigo; e o aumento em quase 30% da letalidade em decorrência da ação policial”, afirmou a deputada.

Os parlamentares oposicionistas levaram um dossiê com críticas em todas as áreas. O que ficou claro é que o tempo de carência acabou, e agora a briga vai ser na vera!

Verba

O município de Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú) receberá investimentos de R$ 1,5 milhão, frutos de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Veras (PT). A articulação foi do vice-prefeito Daniel Valadares (MDB). Segundo ele, a verba será destinada para obras de infraestrutura no município.

Sorriso largo

Quem tem estampado um sorriso largo no rosto é a pré-candidata à Prefeitura de Iati (Agreste), Maria Augusta. Ela tem sido bem avaliada em pesquisas recentes e ficou à frente de Camila Souza, que é a pré-candidata do prefeito Antônio José Souza. Um dos articuladores da caminhada de Maria Augusta é o deputado federal do Avante, Waldemar Oliveira.

Pressão

Desde o início de 2023 o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) tem cobrado publicamente, e em todas as reuniões de negociação, o pagamento do precatório do Fundef com prioridade pelo governo do Estado. O Sindicato diz que sempre argumentou que este direito dos professores da rede estadual está consolidado, e que o governo precisava atentar-se às questões burocráticas para cumprir o cronograma e resolver as pendências existentes de herdeiros e demais atrasos. O Sintepe tem exposto essa e outras demandas em suas redes sociais, como forma de pressionar e reforçar as cobranças à gestão Raquel Lyra.

Voltem todos

Mais uma confusão para os prefeitos pernambucanos. A governadora Raquel Lyra (PSDB) expediu portaria chamando de volta todos os servidores do Estado cedidos aos municípios. “O Governo de Pernambuco vem, através desta Secretaria de Administração, formalizar junto a Vossa Excelência, o pedido de retorno dos servidores e empregados públicos estaduais cedidos a essa Municipalidade, a partir de 02.01.2024”. Essa é a redação da portaria que todos os prefeitos receberam.

Veja também

Vape: em 1 ano, usuários têm até 6 vezes mais nicotina no organismo do que fumantes de longo prazo
Cigarros eletrônicos

Vape: em 1 ano, usuários têm até 6 vezes mais nicotina no organismo do que fumantes de longo prazo

Governo brasileiro afirma que há uma campanha de desinformação contra produtos do Mercosul
Mercosul

Governo brasileiro afirma que há uma campanha de desinformação contra produtos do Mercosul

Newsletter