Logo Folha de Pernambuco

Escândalo em tempos eleitorais em Ouricuri

Agosto começou pesado para o prefeito Ricardo Ramos (PSDB/foto) e o para o secretário de Produção Rural e Recursos Hídricos, Ideval Alves, de Ouricuri, no Sertão do Araripe. A cidade está no epicentro de um escândalo de desvio de recursos. Nessa quinta-feira (1), explodiu a notícia de que o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) está investigando a destinação de quase R$ 10 milhões, supostamente usados para perfuração de poços artesianos entre 2019 e 2023.

A gestão do prefeito pagou à empresa Opa Construções, mas a inspeção do TCE-PE revelou que os poços nunca foram perfurados, expondo uma grave discrepância entre os relatórios oficiais e a realidade das áreas rurais.

A auditoria do TCE-PE identificou informações fraudulentas, que teriam autorizado pagamentos ilegais à Opa Construções, totalizando R$ 9.941.177,92. A falta de documentos e a ausência de cooperação durante a auditoria levantam sérias suspeitas sobre a transparência da gestão.

Prefeito e secretário ainda não se pronunciaram sobre o caso, mas a oposição não para de circular a notícia pelo município.

O relatório do TCE-PE sugere que o Ministério Público de Contas tome medidas cabíveis, incluindo a imputação de débito à Opa Construções e a responsabilização de Ideval Alves e Ricardo Ramos pelos pagamentos irregulares. Tudo isso às portas de uma campanha municipal prestes a começar.

Reposicionamento

No próximo domingo (4), o Partido da Renovação Democrática (PRD) realizará sua convenção para oficializar a candidatura do ex-prefeito Túlio Alves à Prefeitura de Bodocó, no Sertão do Araripe. O evento marca o retorno de Túlio ao cenário político local, após governar o município de 2017 a 2020. A convenção, além de reunir apoiadores e líderes políticos, dá início à campanha de do ex-prefeito. Esse movimento sinaliza uma tentativa de resgatar a liderança perdida do grupo de Brivaldo Alves e reposicionar seu grupo político no controle do município.

A União

Na última quarta-feira a Coligação ‘União Pelo Povo’ oficializou as candidaturas de Danilo Simões (PSD) para prefeito e Edson Henrique (PP) para vice durante uma convenção partidária que lotou o Cine Teatro São José, em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. A convenção, que também confirmou 40 candidatos a vereador, destacou a união estratégica do PSD, PP, União Brasil e Novo. Danilo Simões e Edson Henrique prometeram um trabalho conjunto para transformar o município, enfatizando a diversidade de apoio como força para enfrentar os desafios locais.

Jaboatão

Foi muito conversado, até que a pré-candidata à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Clarissa Tércio (PP), anunciou Charles Rodrigues (Podemos) como vice na sua chapa nesta quinta-feira (1). A chapa será oficializada em convenção amanhã (3). Clarissa e Charles destacaram a união para enfrentar os desafios da cidade e a determinação em promover mudanças concretas e sustentáveis, com foco no engajamento da comunidade.

Veja também

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura
INTERNACIONAL

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura

SSA3: Último dia de provas da seleção 2025, da UPE, é realizado neste domingo (24)
vestibular

SSA3: Último dia de provas da seleção 2025, da UPE, é realizado neste domingo (24)

Newsletter