Logo Folha de Pernambuco

Esquenta briga para 22 e prefeitos começam o embate

Uma polêmica em Garanhuns, Agreste do Estado, serviu para colocar lenha no cenário político-eleitoral de 2022, que dá mostras cada vez mais claras de estar se antecipando com força. Os protagonistas são o atual prefeito da cidade, Sivaldo Albino, e o ex-prefeito Izaías Régis (PTB). O alvo dessa controvérsia é o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB), um dos cotados para a disputa pelo Governo de Pernambuco no ano que vem.

O motivo de toda essa celeuma foi o anúncio do prefeito do Recife (PE), João Campos, acerca da vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores da educação básica na capital. Miguel considerou a ação uma regalia política pelo fato de Campos ser do mesmo partido do governador Paulo Câmara, o PSB.

Apesar de outros prefeitos terem se manifestado, o alvo de Sivaldo é Miguel: “É estranho ver o prefeito de Petrolina, esperneando sobre a abertura da vacinação dos professores no Recife. Ficar o tempo todo ligado na política da capital não parece ser a atitude mais adequada para quem está à frente de um município tão importante como Petrolina”.

A resposta veio do ex-prefeito Izaías Régis, adversário político de Sivaldo. Em nota, Izaías afirmou que a população de Garanhuns vê, com vergonha, o atual gestor deixar de lado assuntos administrativos para “fazer média com seus chefes”.
"O Governo Paulo Câmara só garantiu vacina para a capital governada pelo prefeito queridinho do PSB para fazer marketing", declarou.

Aeródromo > Em Garanhuns a comunidade comemora o início das obras de requalificação da pista de pouso da cidade do Agreste Meridional. O governador Paulo Câmara promoveu a assinatura da ordem de serviço durante videoconferência com a secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, e a presidente da Compesa, Manoela Marinho. O governador anunciou ainda a reforma do terminal de passageiros do aeródromo. As duas ações somam investimentos que giram em torno de R$ 3,2 milhões.

Está na conta > Preocupado com a situação financeira de Araçoiaba o prefeito Jogli Uchôa (DEM) disse que fez uma economia nos primeiros 120 dias no comando da cidade para garantir a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário. O pagamento deve ocorrer entre os meses de maio e junho. Além disso, na última sexta-feira, 23 já avisou todo o funcionalismo municipal que o dinheiro referente ao salário do mês.

Mais médicos > A prefeitura de Igarassu, vai lançar um edital para contratação de médicos que irão atuar em Unidades Básicas de Saúde da Família em bairros do município. A prefeitura informa que serão 16 vagas para médicos com salários de até quase 10 mil reais. Salgueiro também lançou edital semelhante, mas não apareceram candidatos.

Cemitério lotado > Em Camaragibe, o vigilante Gleison Coelho, precisou enterrar o corpo do seu sogro em outro município vizinho por falta de vaga no único cemitério público da. Sua revolta ganhou repercussão depois que compartilhou nas mídias sociais. Segundo o comunitário, a família passou mais de nove horas com o corpo do sogro pronto para ser enterrado até encontrar uma vaga no cemitério de Paudalho. Em Camarajibe a chiadeira é geral e a oposição a prefeitura compartilha o vídeo sem pena.

Veja também

Newsletter