Evento de Bolsonaro foi gigante em Petrolina e pode provocar reflexões em Miguel
O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) dormiu na noite de ontem com um dilema ou uma situação para resolver no seu xadrez eleitoral. Se havia ainda uma incerteza pairando sobre ou assumir ou não um palanque de Bolsonaro um elemento poderoso pode ajuda-lo na decisão.
O evento do 7 de setembro em apoio ao presidente, na principal cidade do sertão, foi gigante. Nem os próprios organizadores esperavam uma adesão tão participativa. Foram milhares de veículos em uma carreata jamais vista na cidade.
E não só em Petrolina, a carreata se estendeu ate Juazeiro, cidade baiana que fica ao lado e é ligada por uma ponte de 800 metros.
Milhares de famílias foram aos eventos em seus carros, com bandeiras e com o hino nacional entoado o tempo inteiro.
Se Miguel já foi cobrado pela falta no evento do presidente em Pernambuco, certamente o tamanho do evento, em Petrolina, vai lhe exigir reflexões já que testemunhou o sentimento dos seus munícipes e viu a força de Bolsonaro em seu próprio munícipio. É fato que Miguel Coelho olha pro lado e enxerga a força do nome do ex-presidente Lula em Pernambuco, mas sabe que um palanque com o atual presidente traz dissabores, mas também, pode trazer aliados importantes e uma maior estrutura para sua campanha eleitoral
Ainda há tempo para a tomada de decisão. Há menos que outros aliados de Bolsonaro ocupem este lugar. E aí será tarde demais. Ou não.
Mandato coletivo > O Sertão do Araripe pretende ter uma representação na Câmara dos Deputados e já trabalha para ter esse nome nas eleições 2022. Para isso já foi lançado o Movimento ‘Sim, Nós Podemos!’, que planeja apresentar uma pré-candidatura nos moldes de mandato coletivo. Batizada de Coletivo Araripe, a proposta deve abrir uma discussão para selecionar pessoas da região, com inserção em segmentos variados, sociais e econômicos, que irão participar da campanha na qualidade de co-candidatos. Durante o mandato, os integrantes do Coletivo Araripe atuarão na função de co-deputados federais, com papel nas decisões e ações do mandato parlamentar.
Comemorado > O deputado federal Wolney Queiroz (PDT) anunciou a liberação de recursos na ordem de R$ 1.750.000,00 para a infraestrutura, aquisição de equipamentos e manutenção do campus do IFPE de Caruaru. A diretora geral, Elaine Rocha, agradeceu: “Estamos passando por uma fase delicada, com um arrocho orçamentário muito grande desde 2016 e sem recursos para investimentos. Se não houvesse a paralisação de atividades durante a pandemia, não conseguiríamos funcionar esse ano de 2021, agradeço demais ao deputado”, disse ela.
Mais acesso > A deputada estadual, delegada Gleide Ângelo (PSB) apresentou dois projetos de lei para garantir e facilitar o acesso das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, assim como seus dependentes, à rede pública de proteção e amparo: As propostas asseguram gratuidade tanto no transporte público da Região Metropolitana e quanto na rede intermunicipal.