Ex-prefeita de Pombos sofre condenação definitiva e não cabe mais recurso
A ex-prefeita de Pombos, na Zona da Mata, Cleide Jane Sudário Oliveira, a Jane Povão, foi condenada por desvio de recursos originários do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A decisão divulgada pela Justiça Federal tornou definitiva a condenação. Ficaram estabelecidos seis anos de reclusão em regime semiaberto, bem como ao ressarcimento de R$ 289 mil aos cofres públicos. Ela também ficará inelegível por cinco anos.
De acordo com as investigações, entre 2010 e 2012, Cleide Jane desviou e se apropriou de verbas federais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no âmbito de convênio entre o município e o MDS. A fraude era praticada mediante a retenção de parte da remuneração das monitoras do programa, que eram ameaçadas de demissão caso não concordassem com a prática.
Em 2017, o MPF já havia conseguido, em outro processo, a condenação de Cleide Jane por desvio de recursos federais provenientes do MDS. Em valores de agosto de 2014, o montante desviado chegou a quase R$ 173 mil. A pena determinada pela Justiça foi de oito anos e quatro meses de reclusão em regime fechado. Depois de novos recursos, a decisão pela condenação dessa vez foi definitiva.
No Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), a ré teve negado recurso que havia apresentado para reverter essa condenação na 1ª instância. Cleide Jane Sudário ainda é ré em outras seis ações penais.
A Henry do outro lado
Sobrinha do deputado federal Raul Henry (MDB) e candidata à vice-prefeita nas últimas eleições municipais em Olinda, Patrícia Henry (União Brasil), vai aumentando o passo em sua jornada política. Patrícia é engenheira e militante, tem 29 anos e caminha para tentar se eleger a deputada estadual, em via contrária ao tio deputado.
O livramento
Quando se pensava em jogar o pesadíssimo João Dória nas costas da pré-candidata a governadora, Raquel Lyra (PSDB), veio o alento com a desistência do ex-presidenciável. Ninguém escondia que Raquel simpatiza mais com Eduardo Leite, inviabilizado nas prévias. Em Pernambuco apareciam sinais nas pesquisas que a rejeição a Dória era maior que a de Bolsonaro. É livramento que chama?
Meia passagem
O vereador Rinaldo Junior (PSB) cobrou no plenário da Câmara Municipal do Recife o retorno da meia passagem de ônibus aos domingos e feriados. “Faço um apelo ao Consórcio Grande Recife, que retome urgentemente a meia passagem de ônibus nos domingos e feriados, que foi retirado por conta da pandemia para desestimular as pessoas saírem de casa, na época. Mas não cabe mais a suspensão, pois agora a população precisa se divertir e a passagem é muito cara”, cobrou.
O coordenador
O prefeito de Petrolina, sertão do São Francisco, Simão Filho (UB), assumiu a responsabilidade das pré-candidaturas para a reeleição do deputado federal, Fernando Filho e do estadual, Antonio Coelho, ambos do União Brasil. O prefeito disse que só em infraestrutura, o município teve mais de 1.200 ruas pavimentadas; dois viadutos e 11 avenidas duplicadas com influência direta dos parlamentares seja por emenda ou articulação política.