Logo Folha de Pernambuco

Ex-prefeito de Serrita é multado por contratações ilegais

O ex-prefeito de Serrita, Sertão Central, Erivaldo de Oliveira Santos, tem um problema para resolver neste final de ano. A segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou ilegais aproximadamente 170 contratações temporárias realizadas por sua administração no exercício de 2020.

Segundo o Tribunal, teria faltado motivação para realização das respectivas contratações temporárias e desvios de finalidade por parte da gestão no emprego de contratações temporárias, violando a regra constitucional do concurso público, conforme o processo.

A gestão do prefeito também não apresentou a comprovação da existência de seleção pública simplificada prévia às contratações temporárias relacionadas, bem como no final do 3º quadrimestre de 2019 a despesa total de pessoal do município de Serrita encontrava-se no percentual de 52,43%, excedendo o limite prudencial de 95% do limite total estipulado na Lei de Responsabilidade Fiscal (54%).

O ex-gestor foi multado em R$ 9.183,00, que deverá ser recolhida no prazo de 15 dias do trânsito em julgado.

Avanço

Os vereadores de Petrolina aprovaram na sessão plenária desta semana o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal, que cria os cargos de Técnico de Laboratório e de Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no quadro efetivo da Prefeitura de Petrolina. A matéria, que chegou até a receber elogios da bancada de oposição, foi colocada em duas votações pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Aero Cruz (MDB), e foi aprovada por 18 votos a zero. Pela proposta, a qual agora será sancionada pelo prefeito Simão Durando Filho (UB), o técnico de laboratório permitirá o ensino adequado aos futuros alunos do curso de medicina na Faculdade de Petrolina (Facape). Já o intérprete de Libras, que exercerá a função também na Facape, garantirá uma melhor qualidade de ensino aos estudantes com deficiência auditiva matriculados na instituição.

A campanha

Em Parnamirim, Sertão do Araripe, o prefeito Ferdinando Carvalho, o Nininho (PSB), lançou uma campanha para arrecadar itens de necessidade para as famílias prejudicadas pelas chuvas. A campanha “Parnamirim Solidário” pede que a população doe alimentos, agasalhos, roupas, calçados, cobertores e produtos de higiene. Somente na sexta-feira, 4, o município teve um índice pluviométrico de 174 mm, segundo o IPA.

A volta

Os adversários já andam espalhando que o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho e o de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes e o seu filho, ex-deputado Federal Betinho Gomes, já estariam fazendo o caminho de volta e tentando uma aproximação com a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB). Já no final da campanha os dois abandonaram o barco de Raquel e migraram para o palanque da Frente Popular, marchando com Danilo Cabral (PSB).

Cumprindo a palavra

O ex-ministro e deputado federal eleito, Mendonça Filho (UB), comemora com o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, a primeira etapa das obras de asfalto no distrito de Serra do Vento, na zona rural, que já foram concluídas, e os serviços no pátio da feira e de eventos que ainda estão em execução. Os recursos chegaram através do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), a pedido de Mendonça. “Prometemos e cumprimos com a nossa palavra. Para quem pensou que não iríamos realizar as obras de asfalto após as eleições, já fizemos Serra do Vento e estamos na metade do pátio da feira”, comemorou o prefeito.

Veja também

Lira reage a indiciamento de deputados por ataques a delegado na tribuna
Câmara dos Deputados

Lira reage a indiciamento de deputados por ataques a delegado na tribuna

Câmara aprova urgência para votar projeto sobre 'reciprocidade ambiental' após boicote do Carrefour
BRASIL

Câmara aprova urgência para votar projeto sobre 'reciprocidade ambiental' após boicote do Carrefour

Newsletter