Fala de secretário gera crise no PT de Serra Talhada
A prefeita de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), Márcia Conrado (PT), quebrou o silêncio sobre a polêmica fala do seu secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlito Godoy, que atacou o Partido dos Trabalhadores (do qual a gestora faz parte), chamando a legenda de ‘partido sociopata’. A declaração foi feira em uma estação de rádio local.
O secretário foi ainda mais longe, afirmando que irá votar na reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro. A presidente municipal do PT de Serra Talhada, Cleonice Maria, cobrou uma posição da prefeita, sugerindo a demissão do secretário.
“Nosso município, administrado pelo ex-prefeito Luciano Duque, e que tem a alegria de ter em seus quadros a primeira mulher eleita prefeita na história da Capital do Xaxado, a companheira Márcia Conrado, vem a público repudiar com muita indignação a fala do senhor Carlito Godoy, ao mesmo tempo que exige que providências sejam tomadas a respeito do infeliz, desonesto e desastroso posicionamento deste senhor. Se este cidadão tem tamanha ojeriza pelo PT, deve pedir para sair do cargo que ocupa imediatamente”.
A prefeita soltou uma nota e disse que não tomara decisões no “calor da emoção”.
“Em respeito a todos os integrantes do Partido dos Trabalhadores, como prefeita eleita pelos serra-talhadenses, tenho o dever de sempre promover ações e decisões para o melhor de nossa população, não podendo tomar decisões envolvidas pelo calor da emoção, mesmo que eventuais atos sejam praticados em afronta às minhas convicções pessoais”, afirmou a nota.
A cobrança de Mendonça
O ex-ministro Mendonça Filho, presidente estadual do Democratas, afirmou, durante o velório do presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco, Albérisson Carlos, que vai cobrar uma apuração rigorosa sobre o que chamou de “crime bárbaro” contra o presidente. “O governador Paulo Câmara tem que mobilizar todas as forças policiais para a elucidação urgentíssima do assassinato de Albérisson. Um crime que atinge a corporação inteira”, disse.
Presidente pela terceira vez
Em Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, a Câmara de Vereadores realizou ontem (17) a eleição para a nova Mesa Diretora (2023-24). Entre rumores de articulação-relâmpago, o atual presidente, Josafá Pereira (MDB), foi reeleito pela terceira vez, com a diferença de apenas um voto. O vereador Fernando Angelim (MDB), que também disputava o cargo, recebeu cinco votos, enquanto Josafá recebeu seis. Para compor os outros cargos na Mesa Diretora, foram eleitos Mantena (PSB) como primeiro secretário e Edneuza Lafaiete (MDB) como segunda secretária.
Vão parar
Em Cabrobó (PE), Sertão do São Francisco, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintec) e o Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsemc) comunicaram ao secretário de Educação, Kaio Alves, e ao prefeito Galego de Nanai que os professores da rede municipal vão paralisar as atividades na próxima segunda-feira (21). O movimento inclui manifestações em frente à prefeitura durante o dia e na Câmara Municipal à noite, quando haverá sessão ordinária dos vereadores. Os professores reivindicam do prefeito o cumprimento da Lei do Piso Salarial nacional 2022 para os servidores da educação ativos, inativos e pensionistas, em níveis de classe, de acordo com o Plano de Cargos e Carreiras.