Fala de vereadora contra mãe de filho especial já rende processo de cassação em Arcoverde
Em Arcoverde (PE), Sertão do Moxotó, não se fala em outra coisa depois que a vereadora Zirleide Monteiro deu uma polêmica declaração na Câmara Municipal. Após ser alvo de memes devido a uma queda que sofreu durante uma recente homenagem, de sua autoria, na casa legislativa ao deputado estadual Kaio Maniçoba, Zirleide disparou sua ‘metralhadora giratória’ contra os autores dos memes.
Sem esconder o ressentimento com as brincadeiras na internet, a vereadora endureceu as críticas sobretudo em relação a uma mulher, a qual tem um filho com necessidades especiais. “O castigo de Deus ele dá aqui, em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio pra sofrer. Sinto muito, sinto muitíssimo”, disse, em tom de desdém.
O discurso causou mal-estar não apenas entre os pares de Zirleide. O público que assistia à sessão começou a deixar a Câmara Municipal, em protesto contra a postura da vereadora. O assunto, como não seria diferente, viralizou negativamente nas redes sociais. A vereadora já teria se retratado por suas declarações, mas o estrago já estava feito.
O ex-vice-prefeito da cidade, delegado Israel Rubis, que usava a Tribuna Livre na data do pronunciamento, formalizou junto à Câmara de Vereadores o pedido de cassação do mandato de Zirleide Monteiro. O presidente da Casa James Pacheco, vereador Weverton Barros Siqueira, se comprometeu em avaliar o caso.
Aporte para o Portal
O orçamento para a obra do Projeto Pontal, em Petrolina, Sertão do São Francisco, receberá um incremento de R$ 50 milhões, valor já liberado ontem (30) pelo governo federal para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O anúncio foi feito pelo deputado federal Fernando Filho (UB-PE) em suas redes sociais. “Nosso compromisso com o desenvolvimento de Petrolina e de todo Pernambuco está em todos os cantos, e já iniciamos a semana com uma boa notícia: mais recursos para a continuação das obras do Projeto Pontal foram liberados. Através da força do nosso trabalho e empenho em Brasília, garantimos mais R$ 50 milhões para o orçamento dessa obra. Um projeto importante para a irrigação, que para nós é prioridade, trará mais renda para as famílias das localidades e vai gerar mais empregos para Petrolina e região”, disse o parlamentar.
“Discurso de retrovisor”
Um debate acalorado sobre a situação das estradas de Pernambuco aconteceu na Alepe. Para o oposicionista Waldemar Borges (PSB), o Governo não deveria usar o “discurso de retrovisor” para justificar a inércia do Estado diante das dificuldades. “Não é possível que, um ano depois das eleições, a gente ainda esteja aqui ouvindo o discurso do passado, recebendo essas desculpas do atual governo que só olha para o retrovisor e não consegue ver os desafios que tem à frente”, criticou. Ele ressaltou que os governos anteriores também encontraram estradas desgastadas pelo tempo, mas ao invés de criticarem gestões antigas, começaram a enfrentar o problema.
Escuta popular
O pré-candidato do PT à Prefeitura de Jaboatão, no Grande Recife, Elias Gomes, lançou um movimento de escuta da população, intitulado ‘Bora Mudar Jaboatão’. O objetivo, segundo ele, é construir um futuro plano de governo a partir das principais demandas das pessoas. A ideia é percorrer todas as localidades do município com essa iniciativa. O movimento contemplará, ainda, reuniões temáticas com os mais diversos segmentos da sociedade.