Logo Folha de Pernambuco

Fernando Filho mostra força e consolida liderança em seu grupo político

Se existe um deputado com um trabalho de aporte enorme por todo o Estado, esse nome é Fernando Filho (União Brasil). O primogênito do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) é, seguramente, o parlamentar que mais trouxe recursos financeiros para Petrolina e toda a região em todos os tempos. Isso se falando em emendas individuais, de bancada ou por sua influência política em Brasília.

De trabalho arrojado, divulgação mínima e estilo discreto, Fernandinho – como também é conhecido entre os amigos e correligionários – foi o principal alicerce de toda a vida política do irmão Miguel Coelho (pré-candidato a governador). Foi dele a iniciativa de lançar o irmão deputado, prefeito e foi decisivo na montagem do projeto de Miguel ao Governo de Pernambuco. Engana-se quem pensa que o irmão mais velho se ressente por não ser ele o protagonista nesse momento. O trabalho de bastidores, estratégia ou organização é desempenhado com cuidado e entrega total.

Em Brasília é comum que se formem rodas em sua volta, pela capacidade de aglutinação e desenvoltura na capital federal. De aposta no primeiro mandato, Fernando Filho se mostrou um articulador nato e conseguiu o respeito até de personagens da oposição.

Era a mesma dúvida que se tinha quando assumiu o Ministério de Minas e Energia, e rapidamente entendeu o processo, ganhou o respeito do mercado, a confiança do pessoal do setor e foi vital para o aprimoramento de um ministério que passava por um momento de descrédito. O parlamentar agora vai tentar o quarto mandato na câmara federal.

Nas eleições anteriores, sacrificou diversas bases em prol de um projeto maior com o seu pai no Senado e o irmão mais novo, Antonio Coelho (UB), que ingressava na política. Mas dessa vez espera uma eleição tranquila e divide o seu momento acompanhando o projeto de Miguel, sem perder o olhar em suas bases, que podem lhe garantir uma votação tranquila.

Foi ainda Fernando Filho quem bancou o nome de Simão Durando Filho (UB) como vice na chapa do irmão prefeito, para que este assumisse o governo municipal quando Miguel decidisse sair para a disputa majoritária no Estado. O novo prefeito de Petrolina se sente no dever de ajudar Fernandinho a ter uma votação histórica na maior cidade do sertão.

Em defesa do Polo
O movimento ‘Avança Polo’ do município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, já tem um candidato pra chamar de “seu”: Allan Carneiro (Cidadania) lançou seu nome para a assembleia e promete lutar pela bandeira. A pré-candidata ao Governo de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) apareceu para manifestar o seu apoio. "Mais de 150 mil pessoas se levantam todo dia para trabalhar no nosso Polo Têxtil. Garantir infraestrutura na região é um dos caminhos que temos a seguir para tirar o nosso Estado dos altos índices de desemprego. O Estado não pode ser adversário do empreendedor ", defendeu Allan.

Todo santo ajuda
O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) foi prestigiar a inauguração da estátua de 15 metros de altura em homenagem a Frei Damião de Bozzano, no santuário que leva o nome do frade capuchinho em Ouricuri, no Sertão do Araripe. Na pré-campanha, todo voto e toda fé ajudam.

Veja também

Experience Club Nordeste reúne lideranças empresariais locais no Jantar do Ano
ENCONTRO

Experience Club Nordeste reúne lideranças empresariais locais no Jantar do Ano

Casa de "Esqueceram de mim" precisa de proteção policial todo fim de ano
Proteção

Casa de "Esqueceram de mim" precisa de proteção policial todo fim de ano

Newsletter