Gilson Machado tira o olho da administração e começa a apostar na política
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, está assumindo com tudo o papel de pré-candidato. Em um artigo divulgado, e cheio de grandes expectativas, ele enalteceu os investimentos do Governo Bolsonaro e fez previsões de cenários otimistas usando a força da irrigação e incremento no turismo.
“A maior obra de infraestrutura hídrica do país, a transposição do Rio São Francisco, pode abrir caminho para ampliar o desenvolvimento econômico da Região Nordeste também por meio do turismo. Essa semana estive com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, discutimos ações para promoção do setor no entorno dos mais de 700 km de extensão do projeto de transposição”, revelou.
Machado Neto comenta a possibilidade do nascimento de novos projetos irrigados que, segundo ele, posicionaria outras cidades com a mesma estrutura e vigor de Petrolina, por exemplo.
“Estamos discutindo a possibilidade de abrir novos perímetros irrigados, novas cidades como Petrolina (PE), Sertânia (PE) e Irecê (BA), por exemplo, que podem se replicar em outras regiões de Pernambuco, do Nordeste. Estima-se que, no Brasil, existem aproximadamente 3,5 milhões de hectares irrigados, dos quais pouco mais de 500 mil localizados no semiárido, em torno de 140 mil em áreas públicas de assentamento e cerca de 360 mil em propriedades privadas”, disse.
O ministro, que fechou dobradinha para virar o senador na chapa do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), atribui, principalmente, à geração de empregos como o melhor caminho para evitar a pobreza. Ele aposta que o indicador mais evidente da redução da pobreza consiste no número de empregos gerados. A demanda por mão-de-obra varia de 0,2/hectare, na rizicultura, a 0,7/hectare na bananicultura, chegando a 2,5/hectare na viticultura.
Confusão grande
Em Riacho das Almas, o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) entrou em bate-boca com a comunidade. Ele disse que foi procurado por moradores e parentes das vítimas de um grave acidente e que esperavam o seu apoio em denúncia ao Ministério Público e ao Ministério da Educação quanto à situação crítica do transporte escolar no município. Só que apoiadores do prefeito Dió Filho (Republicamos) não gostaram e partiram para a briga. O deputado não se intimidou e o bate-boca foi forte.
Retirada
Raquel Lyra (PSDB) retirou dois projetos de pauta na Câmara de Vereadores, pois poderia sofrer uma derrota. Um deles tratava do reajuste para professores, de apenas 10,16%, e outro uma reforma administrativa. Inclusive dizem nos bastidores que alguns vereadores estão se preparando para deixar a base da prefeita.
Violência doméstica
João Lemos (PCdoB), ex-prefeito de Camaragibe, foi denunciado pela companheira por agressão lesão corporal e violência doméstica. A vítima registrou um Boletim de Ocorrência no último sábado (12), alegando que tinha sido agredida física e verbalmente pelo companheiro. Ainda não há informações sobre o futuro do ex-prefeito, mas as acusações são graves.
O federal de Cabrobó
O vice-prefeito de Cabrobó, sertão do São Francisco, Dr.Lucas Novaes, lançou o seu nome como pré-candidato a deputado federal na manhã de ontem (13), durante evento que contou com as presenças do pré-candidato ao governo de Pernambuco, Miguel Coelho (UB), deputado federal Fernando Filho UB) e do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Lucas assinou ficha de filiação ao União Brasil, que foi abonada por Miguel Coelho. Ainda apareceram para prestigiar o encontro o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (UB), sua esposa, pré-candidata a deputada estadual, Socorro Pimentel (UB) e o vice-prefeito de Petrolina, Simão Filho (UB).