Gonzaga diz que Danilo fica na ponta e Marília termina em último lugar
Em entrevista exclusiva a este colunista, o deputado federal, que caminha para o 11° mandato, Gonzaga Patriota (PSB), fez uma análise deferente do que tem sido mostrado nas pesquisas para as eleições deste ano rumo ao Governo de Pernambuco. Para ele, a deputada federal Marília Arraes (SD), que deixou a Frente Popular para entrar na disputa, deixará a liderança e terminará em último no decorrer da campanha eleitoral, que inicia em agosto.
Esta afirmação contraria os últimos levantamentos que mostram Marília liderando com 24%, seguida da ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), com 18%. Logo atrás, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), e o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), aparecem empatados com 12% cada. Já o escolhido para a sucessão, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) acaba sempre por último com menos de 10%.
No entanto, para Gonzaga, que legisla há mais de 40 anos, sua experiência política aponta para uma reviravolta assim que Danilo oficializar a campanha, lá em meados de agosto. “Danilo é o candidato escolhido pelo governador Paulo Câmara, que é um governador técnico, diferente de Eduardo Campos e Miguel Arraes, que tinham quem fizesse por eles. Danilo não decolou ainda, mas tem mais de 100 prefeitos que ainda não anunciaram apoio. Sem contar que o governo tem mais de R$ 5 milhões para investir em obras até o fim do mandato. Quando a campanha começar, Danilo dispara”, declarou.
Ainda segundo Gonzaga, além de Danilo deixar a última posição e passar para a liderança, ainda irá colocar a atual líder nas pesquisas para trás. “Marília quando saiu da Frente Popular levou pessoas de peso com ela. Deputados, presidentes de partido, está lá na frente, mas vai cair, e aí quem sobe? Danilo. De 8% vai para 30% e vai deixá-la por último dentre os principais candidatos. Miguel e Raquel devem ficar no mesmo patamar, em terceiro lugar, e Anderson ficará em segundo, pois ele é o candidato de Bolsonaro, e tem muito empresário que vai com ele”, me disse Gonzaga.
Impressionado
O ex-presidente da Alepe, José Marcos de Lima, fez questão de acompanhar Anderson Ferreira (PL) em sua agenda no Pajeú e gostou do que ouviu nos dois encontros que teve com o pré-candidato ao Governo de Pernambuco em São José do Egito. A um interlocutor, o ex-deputado disse ter ficado impressionado com as propostas apresentadas.
Cassados
No município de Lajedo não se fala em outra coisa desde que o Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE) cassou, por unanimidade, todos os votos para vereador destinados ao PSD no município. A ação foi motivada por conta de uma suposta fraude na cota de gênero nas eleições de 2020. Com a decisão, três vereadores eleitos pela legenda perdem os mandatos. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os três vereadores eleitos pelo PSD no município foram Carlos Alexandre Alves Lira, Evandro Couto e Aracelli Pinheiro de Freitas Teodózio.