Logo Folha de Pernambuco

Gonzaga Patriota não vai acompanhar Lucas Ramos e declara apoio aos Coelhos

O ex-deputado federal Gonzaga Patriota já definiu seu apoio à união política dos Coelhos com o PSB de João Campos, prefeito do Recife. Ou seja, ele não vai acompanhar o projeto da pré-candidatura de Lucas Ramos a prefeito de Petrolina, no Sertão do São Francisco, em 2024.

“Lucas é um grande companheiro, mas eu acho que ele deixa o partido. Se o próprio prefeito Simão Durando sair candidato pelo PSB à reeleição, ele terá todo o nosso apoio. Foi isso que João Campos falou comigo: fazer uma junção com os Coelhos para fortalecer o partido em todo o Estado”, declarou Gonzaga, à imprensa local.

Gonzaga disse que teve uma conversa com João Campos e ele lembrou que seu avô Miguel Arraes fez, no final dos anos 80, o que ele está fazendo agora: trazendo o grupo Coelho para o palanque do PSB. O ex-deputado ressaltou que sua oposição ao grupo Coelho é apenas na campanha política. “A minha oposição aos Coelho em Petrolina é, principalmente, na campanha eleitoral. Eu perdi a eleição para Fernando Bezerra Coelho por 1% e eu fui à prefeitura uma semana depois para oferecer emendas para Petrolina”, lembrou.

O ex-deputado ainda ressaltou a boa avaliação do governo de João Campos no Recife. “João Campos é um forte candidato à reeleição, tem feito um trabalho maravilhoso e recebido apoio dos partidos da base. Ele me falou que o grupo todo dos Coelhos está fechando com o PSB. Ele deve colocar um vice de sua alta confiança para se reeleger, e em 2026 deve se candidatar ao Governo de Pernambuco. E aí ele teria o apoio dos Coelhos no Estado todo”, finalizou Gonzaga.

Cortou salários

Para reduzir despesas da administração e enfrentar a queda do repasse de FPM e do ICMS, a prefeita de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), Márcia Conrado (PT) reduziu o seu próprio salário, o do vice Márcio Oliveira, de secretários municipais e executivos, diretores de órgãos, além de cargos de confiança. No salário da prefeita, a redução é de 20%, enquanto o do vice é de 15%. Os secretários perdem 13% e o procurador-Geral, Diretores/Presidentes/Superintendente de Autarquias e Fundações Públicas, Tesoureiro do Município, Tesoureiros das Secretarias de Saúde e Educação; 10%. Outros cargos abaixo também terão salários cortados.

Prefeita multada

O TCE-PE julgou irregular a gestão fiscal da Prefeitura de Itambé (Mata Norte) referente ao exercício financeiro de 2018. Com relatoria do conselheiro Eduardo Porto, foi apontada a extrapolação da Despesa Total com Pessoal por parte da prefeita Maria das Graças Gallindo. O relator destacou que a Despesa Total permaneceu acima do limite legal previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) desde, pelo menos, o 1º quadrimestre de 2014, e assim se manteve até o 3º quadrimestre de 2018, ultrapassando o limite legal de 54% estabelecido pela LRF. Mesmo tendo herdado a gestão municipal com excesso de despesa com pessoal, a gestora manteve a prefeitura na situação de irregularidade durante todo o exercício de 2017 até o 3º quadrimestre de 2018. Foi aplicada uma multa de R$ 14.400,00 à prefeita. Cabe recurso da decisão.

Cobrou

A Delegada Gleide Ângelo (PSB) fez um apelo ao governo do Estado para divulgar o resultado final do concurso público da Polícia Penal de Pernambuco. De acordo com a deputada, todas as etapas do certame já foram concluídas, incluindo o curso de formação, finalizado no último mês de junho. No entanto, a classificação final dos aprovados não foi anunciada até hoje. Para a parlamentar, haveria uma resistência do governo em divulgar o resultado.

Veja também

Newsletter