Logo Folha de Pernambuco

Hospital responde nota da vereadora que acusou vice-governadora

Com relação à nota postada por essa coluna, ontem, pela qual a vereadora de Olinda, Dete Silva (PCdoB), responsabilizou diretamente a governadora de Pernambuco em exercício e sua colega de partido, Luciana Santos (PCdoB), pelo que chamou de “caos” com as mortes que estão acontecendo no Hospital Otávio de Freitas (HOF), a direção da unidade se posicionou sobre o assunto. Por meio de nota, a direção explicou que o familiar da vereadora de Olinda citada pela coluna foi admitida na unidade no último dia 12/11 e, desde então, vem recebendo a assistência para seu quadro.

Ela, que tem diagnóstico de cálculo renal, está internada na enfermaria do serviço e já apresenta melhoras no quadro infeccioso e da função do rim.

Ainda é válido destacar que a direção reconhece a grande demanda na emergência da unidade – motivada, em grande parte, pela deficiência nos serviços básicos de saúde, sob responsabilidade dos municípios, que deveriam absorver e garantir a assistência dos pacientes menos graves.

No entanto, mesmo sobrecarregado, o Otávio de Freitas, que é referência em urologia, pneumologia, cirurgia geral e ortopedia, garante o atendimento necessário a todos os usuários, de acordo com a prescrição da equipe médica e sem negar assistência a nenhum paciente.

Apenas nas últimas 24 horas, o HOF realizou 120 atendimentos na emergência e 25 procedimentos cirúrgicos. Para dar maior rotatividade aos leitos, a direção tem agilizado ainda mais a definição dos planos terapêuticos, com a administração dos tratamentos medicamentosos, além da realização de exames e dos procedimentos cirúrgicos.

Sob nova direção

A expectativa dentro do PSB de Pernambuco, para 2023, é saber como a legenda vai se relacionar com a governadora eleita Raquel Lyra (PSB), já que decidiu apoiar a adversária dela, Marília Arraes (SD) no segundo turno. Mais do que isso: qual será o posicionamento da cúpula socialista em relação a alguns ‘rebeldes’ que desobedeceram às diretrizes do partido e seguiram com a tucana, em vez de abraçarem a candidatura de Marília. Entre os dissidentes estão dois quadros relevantes do PSB: Lucas Ramos e Gonzaga Patriota. O primeiro foi eleito pela primeira vez à Câmara dos Deputados; o segundo não conseguiu o tão sonhado 11º mandato na Alta Casa. O mesmo acontece com o PT no Estado, que também fechou com Marília no segundo turno. Porém, a deputada estadual Dulci Amorim e seu marido, Odacy Amorim, também optaram por Raquel. Além deles, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, foi outra que ‘tucanou’.

Na mira da cassação

O pleno do TRE-PE julga mais um caso de candidatura ‘laranja’ hoje. Depois de cassar mandatos de dois vereadores do Recife, cinco de Tacaimbó e dois de Itambé, o novo julgamento continua no mesmo tema, que seria fraude na cota de gênero, candidaturas femininas para o cumprimento da cota de trinta por cento de candidatas. Na linha do tiro hoje tem cinco dos 15 vereadores de Goiana. São eles: Cid do Caranguejo e Ibson Gouveia (do Podemos), André Rabicó e Ana Gouveia (do PL) e Xande da Praia (do PSL).

Veja também

Em Fortaleza, Ciro se isola após maior parte do PDT sinalizar que será base de prefeito petista
CEARÁ

Em Fortaleza, Ciro se isola após maior parte do PDT sinalizar que será base de prefeito petista

Chefes das Forças Armadas se reuniram 14 vezes com Bolsonaro após derrota na eleição, diz PF

Chefes das Forças Armadas se reuniram 14 vezes com Bolsonaro após derrota na eleição, diz PF

Newsletter