Humberto vai ao Interior e busca protagonismo político
O senador Humberto Costa (PT) estava com as atenções muito centradas para Brasília e resolveu que era a hora de revisitar as bases. Enquanto coordena três núcleos de investigação da CPI da Covid no Senado, o senador voltou a Pernambuco no período de recesso do Congresso Nacional para uma maratona de viagens pelo Interior do Estado. Em uma semana, o parlamentar vai percorrer, pelo menos, nove municípios da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão, ao tempo em que também tem uma série de encontros políticos em seu escritório no Recife.
Ele já visitou os municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Sirinhaém, onde teve encontros com o prefeito Keko do Armazém (Cabo) e a prefeita Camila Machado (Sirinhaém). Encontrou-se ainda com dirigentes do PT das duas cidades e com lideranças locais. Para o Cabo, Humberto já destinou cerca de R$ 1,3 milhão em ações como a construção de uma Unidade Básica de Saúde e obras de infraestrutura. A cidade de Sirinhaém também contou com recursos de emendas do senador para o custeio da saúde, no total de R$ 300 mil.
Esta é a primeira vez que o senador faz agenda política fora do Recife desde que a pandemia de Covid-19 começou no Estado. Ex-ministro da Saúde, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado e membro titular da CPI, Humberto retoma as viagens no momento em que a crise sanitária dá claros sinais de desaceleração em Pernambuco com o avanço da vacinação. As agendas ocorrerão com respeito a todas as medidas de proteção e sem aglomeração.
Hoje o senador desembarca em Caruaru, no Agreste, onde terá encontro com lideranças locais e visita o Armazém Criativo. No sábado volta à cena da guerrilha política e participa do ato contra o Governo Bolsonaro no Recife. No domingo (25), retoma a agenda do Interior e deve passar pelos municípios de Pesqueira, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Verdejante, Petrolina e Lagoa Grande.
Novas experiências
Depois de rodarem por Jaboatão e Caruaru, foi a vez de Petrolina receber a visita da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e do ex-prefeito Luciano Duque, ambos do PT. O prefeito Miguel Coelho (MDB) recepcionou-os, e a uma comitiva que os acompanhava. Na visita à capital do São Francisco, o grupo conheceu projetos de saúde, mobilidade, desenvolvimento social e educação, que são referência no Nordeste.
De volta
O ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB), anda dizendo que vai tentar se eleger deputado estadual por Pernambuco. Lula, que foi preso em 2018 na Operação Abismo, deixou o presídio no início de janeiro de 2019 e agora quer voltar com tudo à cena política, depois que não conseguiu a reeleição.
Tá forte
Em visita a Pernambuco, a presidente nacional do Podemos e deputada Renata Abreu defendeu o voto distrital como sistema de transição. “Não é o ideal, mas servirá para chegarmos a um misto nas próximas eleições”, disse ela. Quem guiou os passos da presidente no Estado foi o deputado Ricardo Teobaldo, que mostrou que está com prestígio na legenda.