Logo Folha de Pernambuco

Informações sonegadas e a dor de cabeça do prefeito

O prefeito de Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe, Francisco Ricardo Soares Ramos (PSDB), foi multado em R$ 8.819,00 pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), por sonegação de informações do município. De acordo com a Segunda Câmara, o gestor deixou de alimentar o Módulo de Pessoal do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade do TCE (Sagres), no período de janeiro de 2016 a abril de 2020.

Em defesa apresentada no dia 23 de outubro do ano passado, Ricardo Ramos alegou supostas dificuldades técnicas para solucionar as inconsistências apontadas pelo TCE, além de citar a situação vivenciada pelo município no cenário de pandemia, que afetou as atividades dos servidores da prefeitura. Ele informou ainda que as remessas já teriam sido encaminhadas após a lavratura do Auto de Infração.

O relator destacou que o prefeito foi intimado, mediante publicação no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal do dia 22 de junho de 2020, a enviar os dados, no prazo de 30 dias contados da publicação. A notificação ressaltava a possibilidade de autuação, caso a data limite não fosse respeitada. Transcorrido o prazo, a irregularidade permaneceu, sem que fosse apresentada qualquer justificativa para o atraso ou ainda a comprovação do envio.

O relator determinou que o atual gestor/responsável pelo Fundo Previdenciário do Município de Ouricuri, ou quem vier a sucedê-lo, efetue as remessas referentes aos meses em atraso do Módulo de Pessoal do Sistema Sagres no prazo de 60 dias, contados a partir da publicação da decisão. No caso de descumprimento, o gestor estará sujeito à nova aplicação de multa prevista na Lei Estadual nº 12.600/2004. A decisão ainda cabe recurso.

Os 3 milhões pendentes
A suspensão da prova de vida presencial dos beneficiários do INSS pode entrar na pauta de votação do Plenário da Câmara dos Deputados nesta semana, tendo como relator o deputado federal Danilo Cabral (PSB), que defende que a matéria seja analisada o mais rápido possível para proteger a vida dos pensionistas. “O governo suspendeu a prova de vida sem prejuízo ao pagamento dos benefícios, mas o governo voltou a cobrar a presença. 13 milhões de beneficiários estão ainda pendentes de fazer prova de vida”, afirmou Danilo Cabral. 

Dobradinha 1
O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) se animou com a possível candidatura de Diogo Cantarelli a deputado estadual. O político está deixando o PSB com destino ao PL. Vereador de Caruaru por dois mandatos e secretário de Desenvolvimento Rural no primeiro ano da gestão de Raquel Lyra, Diogo foi candidato a prefeito em Itacuruba nas últimas eleições, Fernando acredita que Diogo pode ajudá-lo a abrir bases onde o ainda não entrou, como a zona rural.

Dobradinha 2
O ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), destacou que segue com a parceria junto com a Deputada Estadual Teresa Leitão (PT), para disputar um mandato de deputado federal ano que vem. Duque confirmou que dobrará com ela em algumas de suas bases.

Veja também

HOSPITAL ESPERANÇA S.A. - Ata

HOSPITAL ESPERANÇA S.A. - Ata

PREFEITURA DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - edital

PREFEITURA DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - edital

Newsletter