Itapetim entre a poesia e as eleições
Em Itapetim, ventre imortal da poesia, as definições políticas continuam sendo adiadas. Há 15 dias do prazo final para a oficialização das chapas, nas convenções partidárias, as composições entre situação e oposição seguem indefinidas.
De um lado tem a ala governista, com o prefeito Adelmo de Moura (PSB) que vai tentar a reeleição em novembro e até o momento não decidiu quem vai caminhar ao seu lado como vice, já que o escolhido dos últimos mandatos, Júnior Moreira, está inviabilizado de concorrer. Porém as notícias na cidade são de que ele tentará uma vaga na Câmara Municipal.
Enquanto Adelmo não escolhe seu vice, se fala na cidade que vereadores e secretários disputam internamente pela vaga. A exemplo do ex-prefeito, Arquimedes Machado, o presidente da Câmara, Júnior de Diógenes, a secretária de Saúde, Jussara Araújo e a vereadora Jordânia Siqueira. Todos esperam uma definição até o dia 15 de setembro, data marcada para a convenção do Partido Socialista Brasileiro em Itapetim.
Pela oposição o que acontece é parecido e até o momento não houve definição de chapa, mas a desconfiança é que o advogado Anderson Lopes (PTB), oficialize sua pré-candidatura a prefeito em breve. Os nomes que circulam pela disputa interna para vaga de vice no palanque da oposição são do vereador Silvano do Leite, os ex-vereadores Olavo Batista e Assis Lopes.
Situação e oposição têm apenas duas semanas para oficializarem as chapas e assim, oferecerem de forma mais concreta quais são as opções que estarão à disposição da população para liderar o município nos próximos quatro anos.
Mudança de planos > O médico e vereador de Sertânia, Orestes Neves (PT), anunciou sua desistência de concorrer a prefeitura municipal e as suspeitas são de que, sua mudança de planos é para concorrer à uma vaga no Legislativo. Com isso, restaram dois partidos para disputarem as eleições municipais, PRTB e o DEM. As previsões são de que o Democratas poderá assumir a liderança do bloco de oposição da cidade.
A rejeição que muda o cenário > As contas rejeitadas da vez poderão ser do ex-prefeito e atual pré-candidato para voltar ao Executivo, Romério Guimarães (PP), em São José do Egito. O Tribunal de Contas do Estado julgou na última semana a prestação de contas do governo relativa ao exercício financeiro de 2016 e recomendou a rejeição. O processo ainda vai para análise da Câmara de Vereadores, mas já chega com a recomendação de rejeição.
Duas mulheres na disputa > Em Serra Talhada, duas mulheres poderão disputar a prefeitura da cidade em novembro. Uma é a ex-secretária de Saúde e que também é esposa do ex-prefeito Carlos Evandro, Socorro Brito do Avante, e a outra é Márcia Conrado, que também foi secretária de Saúde do município e vai disputar a prefeitura pelo PT, com apoio do atual prefeito, Luciano Duque (PT).
Convenções online > O Ministério Público de Pernambuco emitiu alerta para os municípios de Pesqueira e Poção, no Agreste pernambucano, para que realizem as convenções partidárias de forma online. A promotora de Justiça, Jeane Bezerra Silva Oliveira expediu a recomendação por conta da pandemia e assim evitar aglomerações. E somente em caso de excepcional realizem de forma semipresencial.