Logo Folha de Pernambuco

‘Jane Povão’, ex-prefeita de Pombos, é condenada pela Justiça Federal mais uma vez

A vida ficou complicada para Cleide Jane Sudário, a ‘Jane Povão’, ex-prefeita de Pombos (PE), na Zona da Mata. É que o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco obteve sua condenação por desvio de recursos originários do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 289 mil. A Justiça Federal condenou Cleide Jane a seis anos de reclusão, bem como ao ressarcimento do dano causado à União. Ela também ficará inabilitada para o exercício de cargo ou função pública por cinco anos. Cleide Jane ainda é ré em outras seis ações penais que tramitam na Justiça Federal.

A investigação sustenta que a ex-prefeita teria se apropriado de verbas federais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no convênio entre o município e o MDS. A fraude se dava mediante a retenção de parte da remuneração das monitoras do programa, que eram ameaçadas de demissão caso não concordassem com a prática.

E essa não é a primeira bronca de Jane Povão.  Em 2017, o MPF já havia conseguido, em outro processo sua condenação por desvio de recursos federais provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Em valores de agosto de 2014, o montante desviado chegou a quase R$ 173 mil. A pena determinada pela Justiça foi de oito anos e quatro meses de reclusão em regime fechado.

No Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), ela teve negado recurso que havia apresentado para reverter essa condenação na 1ª instância.

Jane Povão tentou ainda ser candidata a prefeita de Pombos nas Eleições 2016, mas teve a candidatura indeferida pela Justiça.

 

Em Escada

O secretário de Desenvolvimento Social de Pernambuco e pré-candidato a deputado estadual, Sileno Guedes, junto com a prefeita de Escada, Mary Gouveia, deu ordem de serviço para a execução das obras de terraplanagem, drenagem, pavimentação, sinalização e iluminação pública do acesso viário ao Polo Empresarial no município da Mata Sul de Pernambuco. O investimento já havia sido autorizado em setembro do ano passado, em visita do governador Paulo Câmara durante agenda do Plano Retomada.

 

A força do Patriota

O Patriota apresentou a tropa. Em um encontro, nesta segunda no Recife, que contou com a presença do vice-presidente nacional da sigla, o pernambucano Júnior Marreca, a legenda apresentou 32 postulantes a vagas na Alepe. O projeto é eleger de 3 a 4 deputados estaduais. Estiveram presentes: Bruno Pereira (ex-prefeito de São Lourenço da Mata), Joamy Alves de Oliveira (ex-prefeito de Araçoiaba), Beto Accioly (ex-deputado), Fabinho Lisandro de Salgueiro e Gera do Posto. O presidente estadual era o deputado federal Pastor Eurico, que renunciou à presidência do partido e vai disputar a reeleição pelo PL

 

Da Amupe para Alepe

Em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e ex-prefeito, José Patriota (PSB), confirmou o que todos sabiam: vai deixar a presidência da entidade em abril próximo para se dedicar ao seu projeto de conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa (Alepe). Aliado histórico da Frente Popular, Patriota se enxerga com possibilidade reais de se eleger.

Veja também

"Amarelo de Açafrão": Lara Ximenes lança novo livro de poesias
LITERATURA

"Amarelo de Açafrão": Lara Ximenes lança novo livro de poesias

Bahia tem alerta de chuvas intensas e acumulada até esta quinta-feira
clima

Bahia tem alerta de chuvas intensas e acumulada até esta quinta-feira

Newsletter