Logo Folha de Pernambuco

Julio Lóssio e o dilema: Não é só o TCE

Não é só com suas contas de gestão e governo que o ex-prefeito Júlio Lossio (PSD) precisa se preocupar. Ao anunciar sua desistência de concorrer à prefeitura de Petrolina pela terceira vez, e decidindo indicar seu filho como candidato nas eleições de novembro próximo, o ex-prefeito de Petrolina e seus afiliados andaram afirmando que havia uma movimentação na Câmara Municipal de Petrolina para rejeitar suas contas e torna-lo inelegível.

Contudo, os governistas negaram essa informação e disseram que nem teriam tempo hábil do processo transitar e a Justiça impedir a candidatura dele. Há comentários de que, na verdade, Júlio não descarta a possibilidade de o Tribunal de Justiça torná-lo ficha suja. 

Acontece que, em novembro de 2019, o ex-prefeito tornou-se réu em denúncia-crime apresentada pelo Ministério Público Federal, que considerou irregular a utilização de recursos públicos aplicados no maior evento da cidade, o São João de Petrolina. 

Indícios graves de desvio de recursos nos anos de 2012 e 2013 garantiram ao ex-prefeito a condenação em primeira instância. Caso houvesse nova manifestação contrária, a Justiça Federal deixaria Júlio inelegível. Foi o que aconteceu com Lula em 2018, que teve seu registro de candidatura a presidente negado pelo TSE.

Em sua defesa o ex-prefeito chegou a afirmar que nunca cometeu nenhum ato ilícito durante os 8 anos em que esteve à frente da prefeitura da cidade. “Durante os oito anos em que estive à frente do município de Petrolina, procurei agir com correção e respeito ao bem público", disse na época.

Problemas de saúde> O pré-candidato a prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (Avante), poderá deixar a disputa para prefeito nas eleições deste ano, devido a problemas de saúde. De acordo com o líder do bloco de oposição na cidade, o deputado federal Sebastião Oliveira, os nomes oficias para a formação oficial da chapa de oposição serão anunciados nesta semana, e negou que o problema de saúde seja uma “desculpa” para uma “saída honrosa” do companheiro. 

Foi prorrogado > O toque de recolher em Santa Maria da Boa Vista foi prorrogado por mais duas semanas, até o dia 7 de setembro. A decisão aconteceu após a prefeitura avaliar os resultados do cumprimento da medida no município. Segundo as informações, se mesmo com o novo prazo, os índices sanitários apontarem a necessidade de um maior isolamento social, o município adotará o Lockdown.

Volta gradativa > Após decisão do Governo do Estado, Petrolina passa a permitir o funcionamento de bares e restaurantes a partir de hoje (24). A prefeitura emitiu um decreto regulamentando o limite do horário, até as 23h. A justificativa para a nova medida é a diminuição do número de mortes e do índice de mortalidade entre as grandes e médias cidades do Nordeste. 

Enganador do povo > Pré-candidato a prefeito em Salgueiro, no Sertão Central, o socialista Marcones Libório de Sá (PSB), afirma que o projeto de reeleição do atual prefeito, Clebel Cordeiro (MDB), está pautado “em falsas informações”.“Ele se credenciou como um grande enganador do povo, quando assumiu uma plataforma de campanha totalmente mentirosa, e não podemos ir atrás de uma unidade com quem mente para o povo”, alfinetou.

Veja também

Newsletter