Julio Lossio se defende
O ex-prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PSD), solicitou a esta coluna o direito de resposta referente a nota principal do dia 24 de agosto de 2020, intitulada: "Julio Lóssio e o dilema: Não é só o TCE", em que aponta indícios sobre as razões que teriam deixado o ex-prefeito fora da disputa eleitoral deste ano, a exemplo do processo judicial envolvendo o São João de Petrolina. Segue a resposta:
Nota
“A coluna afirma que os motivos que levaram a desistir de concorrer ao pleito eleitoral de 2020 seria em decorrência de uma "denúncia-crime apresentada pelo Ministério Público Federal, que considerou irregular a utilização de recursos públicos aplicados no maior evento da cidade, o São João de Petrolina". E continua, erroneamente, afirmando que "indícios graves de desvio de recursos nos anos de 2012 e 2013 garantiram ao ex-prefeito a condenação em primeira instância. Caso houvesse nova manifestação contrária, a Justiça Federal deixaria de Júlio inelegível".
É importante esclarecer que não existe qualquer condenação do Requerente, referente à denúncia-crime apresentada pelo Ministério Público Federal, que considerou irregular a utilização de recursos públicos aplicados no maior evento da cidade, o São João de Petrolina São João de Petrolina. Como pode ser observado no andamento processual em anexo, que tramita em segredo de Justiça, sequer os acusados foram formalmente notificados para apresentar defesa preliminar."
O ex-prefeito Julio Lóssio anunciou, há cerca de uma semana, a desistência de concorrer a prefeitura de Petrolina nas eleições deste ano. Em seu lugar, o partido optou pela candidatura do advogado Júlio Lóssio Filho (PSD) que estava sendo cogitado para entrar na disputa.
Sai Sebá, entra Socorro > Em Serra Talhada o líder da oposição na cidade, o deputado federal Sebastião Oliveira (PL), que foi cotado para concorrer ao Executivo, deu lugar à candidatura de Socorro Britto (Avante), que foi secretária nas duas gestões do ex-prefeito Carlos Evandro e vai com a advogada Eliabe Oliveira na vice. Socorro vai enfrentar a escolhida do prefeito, Márcia Conrado pelo PT, que ainda não oficializou quem vai de vice.
Confusão da Garagem > Uma garagem virou pauta entre os parlamentares de Solidão. Segundo o presidente da Casa, Antônio Marinheiro, a fotografia que circulou com um pequeno comércio na garagem locada pela Câmara, era do seu filho. "Ocorre que o imóvel onde fica situada a garagem da Câmara é composto por quatro garagens, sendo uma alugada à Câmara, duas alugadas à Prefeitura de Solidão e uma alugada ao meu filho", disse o Presidente.
Convenções agendadas > Em Tabira os três pré-candidatos ao Executivo já agendaram as datas das convenções partidárias. A candidata do PSC, Nely Sampaio marcou para o dia 07 de setembro. Flávio Marques (PT), realiza a sua convenção no dia 13 e o MDB que irá de Dinca ou Nicinha Brandino fará o seu evento no dia 15.
Vice escolhido > O vereador Binho de seu Tonho, foi anunciado pré-candidato à vice na chapa do prefeito de Orocó, George Gueber (PT). A atual vice-prefeita Adaltiane Menezes rompeu com o gestor, fazendo ele acolher em seu grupo político o ex-candidato Seu Tonho, que teve na eleição passada 31,20% dos votos válidos. Já seu filho, o Binho, está no terceiro mandato de vereador e agora é o nome escolhido do prefeito para tentar carimbar a sucessão.