Logo Folha de Pernambuco

Justiça cassa vereador de Petrolina e mãe de menina assassinada se prepara para assumir

A Justiça Eleitoral determinou, nessa terça-feira (24), a cassação do mandato do vereador de Petrolina, Carlos Alberto dos Santos, o Júnior Gás, por fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2020. De acordo com a sentença, a cassação abrange o mandato do titular do cargo e suplentes que concorreram pelo Avante.

“Declaramos nulo todos os votos atribuídos a referida a agremiação partidária, e consequentemente, determino a redistribuição dos mandatos assim conquistados aos partidos políticos que alcançaram o quociente partidário no pleito em questão”, impôs a sentença. 

Na decisão, a Justiça determinou ao presidente do Poder Legislativo Municipal que suspenda o exercício do parlamentar e aguarde a comunicação de quem será o substituto da vaga.

Quem deve assumir a cadeira é a ex-candidata do Psol, Lucinha Mota, que recebeu cerca de 3 mil votos em novembro de 2020. Lucinha é mãe da menina Beatriz Angélica Mota, que foi assassinada aos sete anos em um colégio particular de Petrolina.

Reforço 
Na Mata Norte, o deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM), esteve ao lado do prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia (PSD), para se reunir com o ex-prefeito de Condado, Edberto Quental (DEM). A reunião serviu para oficializar a parceria política e reforçar a ampliação de sua base na região.

Companhia de águas
Com direito a críticas pontuais da oposição e muitas dos governistas contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a Câmara Municipal de Petrolina aprovou o Projeto de Lei que autoriza a criação da Companhia de Saneamento e Águas do Sertão (SAAS). A proposta de uma nova concessionária para gerir o serviço de água e esgoto de Petrolina vinha sendo trabalhada pelo prefeito Miguel Coelho (MDB) desde do seu primeiro mandato.

As contas chegaram
A Câmara de Vereadores de Cabrobó recebeu parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), referente ao exercício financeiro de 2014, do então prefeito Auricélio Torres. O relator do processo, recomendou a aprovação, com ressalvas, das contas. O Presidente da Casa, Vereador Rony Russo já enviou o parecer do TCE para as comissões, para serem apreciadas antes da votação em plenário.

Novos quadros
O deputado estadual João Paulo Costa (Avante) colocou o pé na estrada e foi participar da convenção que oficializou a candidatura de Marili Catão e Verônica Castor, a prefeita e vice-prefeita na cidade de Palmeirina, no Agreste. Ele levou com ele os ex-prefeitos, Eudson Catão  e Carlos Timóteo.

Veja também

Raquel Lyra veta íntegra de PL sobre "surfe" em ônibus: "Práticas ilícitas já são proibidas"
ÔNIBUS

Raquel Lyra veta íntegra de PL sobre "surfe" em ônibus: "Práticas ilícitas já são proibidas"

'Vovó' gerada por IA frustra criminosos em tentativas de golpe por telefone, na Inglaterra
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

'Vovó' gerada por IA frustra criminosos em tentativas de golpe por telefone, na Inglaterra

Newsletter