Justiça não acata pedido de vereador sobre detalhe no São João de Petrolina
Uma ação popular, protocolada junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), pelo vereador de Petrolina Ronaldo Silva (UB), e que estava movimentando as expectativas do grande São João da cidade, foi julgada improcedente.
Na ação, Ronaldo Silva, que acaba de romper com o grupo do ex-prefeito Miguel Coelho (UB) e era o seu líder na Câmara Municipal, solicitava que fosse liberada a entrada para pessoas que desejassem levar bebidas e alimentos ao Pátio Ana das Carrancas, onde se realizará a programação artística dos festejos juninos.
O juiz da Vara da Fazenda Pública, João Alexandrino de Macedo Neto, em seu despacho, disse que a decisão sobre a condução do evento é da prefeitura. “Reafirmo que cabe ao Poder Executivo, no âmbito da sua atuação discricionária ao organizar o evento, decidir acerca da entrada ou não de bebidas e alimentos em vasilhames plásticos, não havendo ilegalidade ou imoralidade patentes a justificar a interferência do Poder Judiciário. Em face do exposto, indefiro os pedidos de tutela provisória de urgência”, justificou.
Pelas mídias sociais o vereador lamentou a decisão, mas adiantou que já recorreu da decisão: “Meus amigos, infelizmente a justiça de Petrolina indeferiu a nossa ação. Mas acabei de recorrer para o tribunal de justiça estadual”.
Já consolidado como um dos melhores eventos do Brasil, o São João de Petrolina vai acontecer entre os dias 17 e 26 de junho no pátio de. O ciclo junino já está promovendo concursos tradicionais, apresentações culturais de artistas regionais, entre outras atrações.
Assessores do prefeito de Petrolina Simão Durando (UB) afirmam, pelas mídias sociais, que os preços praticados nas barracas não serão abusivos, como o petrolinense reclama. Já Simão comemorou afirmando que a cidade vai fazer uma das maiores festas de todos os tempos.
Devolvendo a bronca
Adversário duro em Jaboatão dos Guararapes, o ex-prefeito Elias Gomes (MDB) rebateu as críticas proferidas pelo também ex-prefeito e pré-candidato ao governo do Estado, Anderson Ferreira (PL), que havia declarado que não teve a sorte de receber um município com contas saneadas quando assumiu. “Anderson mente quando diz não ter tido sorte em Jaboatão. Entregamos a cidade no azul e pronta para crescer. Só nas finanças deixamos dois financiamentos prontos, sendo um da CAF, banco internacional de R$ 57 milhões, e outro de R$ 100 milhões do Governo Federal para obras em encostas, que ele simplesmente não quis. Ele que não soube fazer gestão“, afirmou, devolvendo o petardo.
Mais crítica em Sertânia
Outra pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) ganhou festa grande em Sertânia, Sertão do Moxotó. Nem a chuva atrapalhou o evento. Raquel aproveitou a claque para disparar contra a gestão do PSB. “A obra da transposição do Rio São Francisco é aqui do lado e não tem água nas casas das pessoas. O básico não existe! Não é à toa que somos o pior Estado para empreender no Brasil. É esse o Pernambuco que o governo do PSB trabalha para oferecer à população. Hoje, eu faço oposição ao pior governador da história de Pernambuco: Paulo Câmara”.