Logo Folha de Pernambuco

Líder do MST é contestado após previsão pessimista para fruticultura do São Francis

A classe política se movimentou, buscando informações em Petrolina, principal cidade do Sertão, depois das declarações do líder nacional do MST, João Pedro Stédile (foto), à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que apura a atuação do movimento. Stédile afirmou que a exportação de frutas da região estaria ameaçada porque os produtores ainda utilizam o glifosato (substância química que é ingrediente ativo de vários herbicidas e defensivos agrícolas utilizados no controle de plantas daninhas) em suas fazendas, e que até 2026 a União Europeia proibirá a entrada de alimentos que usam tal defensivo agrícola.

Stédile disse ainda que o aeroporto de Petrolina “iria à falência” caso a região deixasse de exportar frutas. Mas os produtores também levantaram a voz e endureceram.

“Ele está completamente equivocado com o que se passa na produção de frutas no Vale do São Francisco. Em primeiro lugar, nós temos uma prática saudável e boas práticas agrícolas para a produção das nossas frutas. Não só as frutas exportadas, como também as que servem o mercado interno, que não se diferem na qualidade nem no controle da aplicação de agroquímicos”, assegura o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Jailson Lira.

Sobre o aeroporto de Petrolina, o qual Stédile disse que “iria à falência” caso a região deixasse de exportar frutas, ele ressaltou que quase nada é exportado via aérea. “O aeroporto não leva sequer meio por cento da produção total de frutas. Praticamente todas as cargas vão via marítima”, pontuou.

O representante dos fruticultores aproveitou para tecer duras críticas ao MST de Stédile, que recentemente invadiu uma área ambiental no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho e outra da Embrapa Semiárido. “Então, a gente só tem a lamentar determinadas vozes que ecoam dessa maneira e não têm nenhum compromisso com a verdade, nem que a contribuição que poderia ser dada para o crescimento da região. O Vale do São Francisco cumpre com um papel social grandiosíssima. Temos aqui praticamente 120 mil trabalhadores empregados com carteira assinada, pagando impostos e provendo suas famílias com a renda fruto do seu trabalho, como também produtores rurais dispostos a empenhar seu dinheiro e sua vida para que a região cresça”, completou.

Cobrança indevida

Responsável por criar a Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da Alepe, o deputado João Paulo Costa apresentou um Projeto de Lei (PL) que proíbe a Neoenergia Celpe e a Compesa de cobrar taxas por serviços não prestados. O objetivo é suspender a taxa de iluminação pública ou de esgotamento sanitário a partir do momento que o consumidor comprovar que o serviço não está sendo realizado. O PL cria um canal na internet para que o consumidor possa apresentar a denúncia e solicitar que as taxas sejam suspensas até a normalização do serviço. Dessa forma, além de proteger o consumidor, incentiva que as concessionárias busquem oferecer um serviço de melhor qualidade.

Ex-vereador preso

Um ex-vereador de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, foi preso pela Polícia Civil suspeito de tentativa de homicídio. A vítima, segundo a polícia, é o filho de outro ex-vereador de Afogados. José Wellington de Oliveira, conhecido como “Wellington JK”, é suspeito de participar do crime ocorrido no último mês de julho. A prisão dele aconteceu na cidade de Sumé, estado da Paraíba.

Veja também

Presidente do PT rebate afirmação de Jojo Todynho sobre proposta milionária do PT
ELEIÇÕES

Presidente do PT rebate afirmação de Jojo Todynho sobre proposta milionária do PT

Bolsonaro atuou de forma "direta e efetiva" para tentar golpe, diz PF
JUSTIÇA

Bolsonaro atuou de forma "direta e efetiva" para tentar golpe, diz PF

Newsletter