Logo Folha de Pernambuco

Lixo suspenso e problema na cabeça

Em Tamandaré, no Litoral Sul, o prefeito Carrapicho Honorato (Republicanos) tem um problema para resolver. É que a empresa responsável pela coleta urbana de lixo suspendeu os serviços, alegando falta de pagamento há mais de três meses por parte da prefeitura. A crise se agrava, pois, segundo informações que circularam nessa terça-feira (11), os funcionários da empresa não recebem salários há um mês e estão sem vale alimentação há dois.

Com isso, a gestão de Carrapicho está sob intensa pressão. A crise do lixo deixa o governo municipal em desconforto, já que o gestor assinou recentemente um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para solucionar os problemas.

A história já corre na boca do povo e a comunidade tem criticado a falta de ação concreta do prefeito. “Tem se mostrado incapaz de solucionar questões básicas do município”, reclamam.

A situação é alarmante, especialmente em uma cidade turística. O acúmulo de lixo nas ruas pode prejudicar tanto moradores quanto comerciantes, gerando um impacto negativo na economia local. A percepção de descaso por parte da administração municipal levanta questões sobre a eficácia do TAC e a real capacidade de gestão do prefeito Carrapicho. A população aguarda respostas, enquanto a crise se aprofunda.

Clima tenso

Nos bastidores, o clima era de tensão entre o deputado estadual Luciano Duque (SD) e a equipe da governadora Raquel Lyra (PSDB), expondo fissuras na aliança política entre os dois. Mesmo assim, a entrega de ônibus escolares para Serra Talhada, São José do Belmonte e Pesqueira ocorreu como planejado na tarde desta segunda-feira (10), no Senac Caruaru. A ação faz parte do Programa ‘Juntos Pela Educação’, do governo do Estado, que distribuiu veículos para diversos municípios pernambucanos. É claro que todos os prefeitos presentes, da bancada ou não, utilizaram o momento para fazer política, visando ao ano eleitoral, e Duque por um momento esqueceu o lado e até elogiou, mesmo que indiretamente, a governadora: “Ano passado, foram entregues 181 ônibus e agora mais 184. Demonstra o compromisso do governo do Estado em melhorar o acesso à educação, principalmente, das crianças e jovens da zona rural, que têm dificuldade de chegar à escola”.

Esperando o homem

Em Caruaru e Recife, os pré-candidatos Fernando Rodolfo e Gilson Machado (PL) contam as horas para a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dois esperam que a visita do ex-presidente possa impulsionar os seus nomes na disputa eleitoral. A chegada de Bolsonaro já estava prevista, mas acabou por não acontecer devido à orientação médica ao ex-presidente para que descansasse para se recuperar de problemas de saúde.

Veja também

Newsletter