Luciano Duque pode voltar a disputar Prefeitura de Serra Talhada
Em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, o improvável parece não existir e o impossível demora só um pouco para acontecer. Casamento político acertado, com tudo para um futuro longevo, a relação do deputado estadual Luciano Duque (SD) e a prefeita Marcia Conrado (PT) já não existe mais. Só falta mesmo a última pá de cal, que pode ter sido entregue agora pelo ex-deputado federal e improvável aliado, Sebastião Oliveira (Avante).
Sebá e Duque foram adversários nas últimas eleições no município, mas dividiram o mesmo palanque na última eleição estadual em 2022, também quando o então deputado foi vice de Marília Arraes (SD). Então Duque já votou em Sebá e a retribuição pode vir já no ano que vem, uma vez que, em um vídeo publicado em sua conta do Instagram, um animado ex-adversário, em tom descontraído, afirmou com um sorriso no rosto: “Cortando o cabelo, né?! Para dizer que vou apoiar Duque em Serra Talhada”.
Na cidade todo mundo já fala do rompimento político do ex-gestor com a prefeita atual. Só falta mesmo a hora do desembarque do governo municipal da turma de Duque, que ainda está por lá.
Em conversa com este colunista, o deputado, que nunca falou que é candidato, embora a turma já o tenha lançado, já admitiu que conversa pouco com a ex-prefeita, que a relação já foi mais próxima, mas que não vai falar em rompimento até que a prefeita o faça.
Parece aquela brincadeira de infância, em que dois ficam se olhando pra ver quem pisca primeiro. Na brincadeira, quem pisca, perde o jogo.
Cancelou
Em Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão do Pajeú, o prefeito Irlando Parabólicas cancelou o show que faria com o cantor sertanejo Eduardo Costa, que tinha sido contratado por R$ 380 mil para se apresentar na Festa da Rapadura, e também com o cantor Marcynho Sensação, que iria se apresentar na Festa da Pinha por R$ 150 mil. Parabólicas, em ofício à procuradora, comunicou o cancelamento dos dois pagamentos e pediu a perda de objeto da investigação preliminar aberta pelo MPC-PE.
Juntando
Em Cedro, Sertão de Central, o vereador Zé de Benga, que é pré candidato a prefeito pelo grupo de oposição, recebeu várias lideranças em sua residência para uma conversa política. Apareceram por lá os ex-prefeitos do município, Dr. Marcondes e Antônio Leite, os vereadores Mika e Tanço e os ex-vereadores Galvão, Dr. Chicão, Vital Barros e os suplentes de vereador, Nego do Barro Branco e Eliane Ramalho. A presidente do PT do Cedro, Rosa de Mika, e o presidente da Associação dos Artistas, João Higino, além de vários pré-candidatos, também compareceram. A turma se animou.
Protesto
Durante as comemorações de 172 anos da emancipação de Serra Talhada, um momento de tensão deixou a turma de orelha em pé. Durante a abertura do evento os professores municipais fizeram um protesto pacífico reivindicando um novo piso da categoria, de 14,95%. A prefeita já entrou na Justiça para anular a greve dos professores e anunciou, na semana passada, que poderia dar um reajuste de apenas 8%. A proposta foi rejeitada pela categoria em assembleia. Vestindo preto simbolizando luto e segurando cartazes, a categoria foi pra cima. Em respeito, a prefeita e o secretário de Educação se levantaram e aplaudiram os professores.